Jared “osorandom” Hartman, que até há algumas horas actuava como treinador da equipa de Counter-Strike: Global Offensive da organização americana eUnited, foi despedido depois de ter sido exposto no Twitter por ter enviado várias fotografias explícitas (nudes) a uma jovem designer inglesa de nome Sophie “Queeny” Lidell.
A situação foi exposta pela própria no Twitter há algumas horas. Queeny começou por sondar os seus seguidores procurando saber se devia expor quem tem este tipo de condutas com ela. Com uma maioria de votantes a clicar no “Sim”, osorandom foi exposto seis horas depois quando a designer mostrou o pedido de desculpas do treinador que, segundo a própria, foi forçado pela organização.


Segundo se consta, Queeny deixou um primeiro aviso ao ex-coach, pedindo-lhe que parasse de enviar as fotos não requisitadas. Como este não cessou essa conduta, Sophie começou por comunicar a situação ao empregador de osorandom, pendindo-lhes que não fizessem do assunto um grande caso. A jovem tweetou que queria apenas expor a situação para educar quem a visse, na esperança que protegesse outros de futuros incidentes semelhantes.
Os eUnited acabaram por despedir o treinador sem pompa nem circunstância com um tweet muito simples onde se lê: “Com efeito imediato, Jared “osorandom” Hartman foi libertado da organização.” e evitam, assim, estar vinculado a acontecimentos que não apoiam enquanto instituição.


O caso tem a agravante moral de osorandom ser um homem casado e ter adoptado uma bebé em Agosto deste ano. Legalmente, e caso a queixosa assim decidisse, poderia avançar com uma queixa-crime baseada no “Communications Act” americano de 2003 que determinou ilegal enviar imagens “grosseiramente ofensivas” ou de uma natureza “indecente ou obscena“. No campo do Direito, não deverá haver repercussões vindas de Queeny para o ex-coach, onde se reforça a ideia da sensibilização para outros. De qualquer modo, Hartman poderia ser acusado de assédio por enviar as ditas nudes, principalmente pela sua insistência mesmo depois da designer ter pedido para que este não o fizesse.
Sophie Lidell durante o apogeu do acontecimento revelou, ainda, que chegou a receber nudes de jogadores em organizações como a eRa Eternity (fechada desde Março de 2018) e como os G2 Esports, não citando quaisquer nomes.
Os eUnited são uma organização apoiada pela ASTRO Gaming e pela Ultimate que compete em PUBG, SMITE, CoD e CS:GO. Jared “osorandom” Hartman estava junto com a equipa que representa os eUnited desde Maio de 2017 quando ainda jogavam debaixo do nome Rise Nation e o conjunto representava os eUnited desde Março de 2018.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB