O Riot Vanguard está prestes a chegar ao League of Legends, mas as questões quanto ao sistema Anti-Cheat da Riot continuam quentes.

Depois de ter levantado várias dúvidas quanto à forma intrusiva como funciona, o Vanguard vai mesmo saltar do VALORANT para outros jogos da Riot Games, neste caso, o League of Legends.

O anúncio foi revelado no início do ano e fez novamente com que a comunidade se dedicasse a procurar o real nível de acesso deste anti-cheat proprietário da Riot Games. Apesar das preocupações  Andrei “Meddler” van Roon e Jeremy “Brightmoon” Lee, o Vice-Presidente e o Diretor Executivo do League of Legends, garantem que o Vanguard só guarda dados necessários para evitar trapaças, não obtendo dados que outros sistemas não obtenham também.

Richard Lewis, reconhecido repórter de esports, fez questão de explorar os Terms of Service deste sistema e descobriu que a Riot não está a ser completamente honesta nas suas declarações.

Ao que parece, os serviço da Riot Games estão a colecionar mais dados sobre os seus jogadores do que previamente descrito, incluindo preferências dos nossos Browsers de Internet, dado da Meta, como fotografia, género, nome, amigos, idade, e outras informações locais como ISP, IP, números de série do nosso equipamento, dados do nosso setup, cliques e scrolls do rato, entre outros dados que não parecem ser realmente necessários para o controlo Anti-Cheat.

Richard levanta ainda dúvidas quanto à utilização destes dados, tendo em conta que a Riot é uma subsidiária da Tencent, uma gigante chinesa da tecnologia, e todas as empresas chinesas são obrigadas a passar informações dos seus utilizadores ao governo da China quando pedidas. O repórter insinua assim que a Riot está a entregar os nossos dados pessoais ao governo chinês.

Obviamente que a maior parte dos dados guardados pela empresa serão para utilizar em estratégias de marketing, algo que é habitual em praticamente todos os serviços online que utilizamos. Quanto ao Vanguard, podem levantar-se questões quanto à sua obrigação, dado que poderá estar a servir de colecionador destes dados, com a máscara de precisar deles para proteger a integridade competitiva do jogo.

O Vanguard chega em breve ao League of Legends e será obrigatório instalar este sistema para se continuar a jogar o MOBA da Riot Games.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB