Imagem de Singapura reconhece formalmente os esports como desporto
Imagem: Aerra Carnicom, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

A Channel News Asia avança com uma notícia positiva para o cenário de esports asiático. O Parlamento de Singapura aprovou, a 14 de janeiro de 2026, a proposta de lei Singapore Sports Council (Amendment) Bill que reconhece formalmente os esports.

Esta legislação não só reconhece os esports, mas também os “jogos mentais”, nome atribuído a modalidades como Xadrez e Bridge, como desportos oficiais aos olhos legais do país. Isto irá abrir portas a que jogadores e atletas possam receber apoio, financiamento e reconhecimento estatal, equiparando os mesmos a jogadores de modalidades convencionais como futebol.

O projeto de lei foi apresentado pelo Ministro Interino da Cultura, Comunidade e Juventude, David Neo. A agência Sport Singapore, SportsSG, passará a ter autoridade sobre a educação, bolsas e apoios de carreira a atletas de esports.

Esta mudança na legislação também ajuda a combater o estigma associado à prática destas modalidades, tornando-se agora um desporto oficial com reconhecimento legal e legislativo.

David Neo comentou que “Esta lei reafirma que o desporto é para todos, independentemente da idade ou habilidade. É o reconhecimento formal de que a habilidade e a dedicação encontradas nos esports são comparáveis às dos desportos contemporâneos.

Com este apoio e mudança histórica, os atletas de Singapura também terão mais facilidade em representar o país nos Jogos do Sudeste Asiático (SEA Games) e nos Jogos Asiáticos, duas competições neste continente que já reconhecem os jogadores com medalhas oficiais desportivas.

Podes ver o anúncio total da CNA aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB