A Riot Games já veio a público comentar as alegadas situações que se andam a passar com a chegada do Vanguard ao League of Legends.

Desde o lançamento do sistema anti-cheat Vanguard no League of Legends que os jogadores têm reportado problemas variados e alguns extremamente graves. Entre crashes e bloqueios de programas específicos, problemas de segurança de dados, e há mesmo quem esteja a alegar que o seu computador fica totalmente inútil, ou bricked, depois da atualização, obrigando a reinstalar a Bios da Motherboard.

As notícias destes problemas têm preenchido a agenda da Riot Games e em todas as suas publicações podem ler-se comentários negativos ao novo sistema anti-cheat. O mesmo se passa entre a comunidade profissional que tem atacado a Riot Games por lançar o Vanguard no LoL sem ter feito todos os testes possíveis.

Agora a empresa viu-se obrigada a vir a público esclarecer a população do jogo para tentar acalmar os ânimos, mas não parece ter conseguido, pelo menos para já. A Riot recorreu ao subreddit do MOBA para lançar uma longa explicação sobre o lançamento do Vanguard e sobre aquilo que é, ou não, verdade.

Segundo a mesma, apenas 0,03% dos jogadores tiveram de facto problemas com o Vanguard, algo que a comunidade alega ser mentira. A Riot revelou também que apenas 24 horas depois do lançamento do sistema mais de 200 jogos foram cancelados e mais de 1500 jogadores banidos. Isto traduziu-se também numa redução significativa no número de Bots que têm afetado o jogo nos últimos meses.

Relativamente a um outro tipo de acusações da comunidade, mais especificamente de falhas de segurança, a marca diz que o Vanguard não tira “fotografias” ao computador, ao conteúdo dos monitores ou a qualquer informação do sistema, captando exclusivamente imagens da janela do jogo. Defende-se ainda dizendo que o sistema anti-cheat cumpre todas as regras das regiões onde foi lançado, nomeadamente União Europeia, Canadá, Estados Unidos da América, etc…

Quanto aos problemas relativos à Bios dos computadores e às acusações de bricking, a Riot nega quaisquer relação com o Vanguard. Garantem que até ao momento não há qualquer confirmação que o sistema anti-cheat tenha sido a causa para estes problemas que alguns jogadores estão a reportar.

Na publicação, a marca garante também que não analisa ou atua sobre mods de outros jogos, focando-se exclusivamente em programas que interajam com o League of Legends.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB