Imagem: PlayStation

Com quase 30 anos de ligação à marca nipónica, Jim Ryan está prestes a deixar a Sony Interactive Entertainment e a PlayStation.

O início da carreira de Jim Ryan na Sony já remonta a 1994, quando entrou no departamento legal da Sony Computer Entertainment Europe, agora Sony Interactive Entertainment Europe. Desde então nunca saiu desta empresa, chegando ai mais alto cargo, Presidente da SIE em 2018.

Durante a sua liderança, Jim não foi um CEO muito pacífico, tendo sempre a luta com a Xbox no topo do seu livro de encargos. Esta luta valeu-lhe alguns momentos polémicos, especialmente desde que a Microsoft anunciou a compra do grupo Activision Blizzard King, mas sai como uma das maiores caras de sempre da PlayStation.

Ao longo dos anos conseguiu garantir que a consola da gigante japonesa se mantinha no topo da guerra das consolas, e deixou a geração da PlayStation 5 bem encaminhada para se manter no topo. Na sua despedida, onde informa que chegou a altura de se reformar da SIE, revela que tem sido cada vez mais difícil conciliar a vida pessoal com o trabalho, especialmente vivendo na Europa e trabalhando na América do Norte.

Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, disse mesmo que Jim deixou a PS5 num caminho para se tornar a consola da Sony mais bem sucedida de sempre.

Hiroki Totoki, atual COO e CFO da SIE, vai tomar as rédeas da gigante do entretenimento de forma interina a partir de dia 1 de abril, altura em que Jim deixará oficialmente as suas funções. Hiroki e a direção da Sony irão trabalhar em conjunto a partir dessa data para encontrar um novo substituto à altura para Jim Ryan.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB