Um estudo conduzido pela WhichBingo trouxe uma perspectiva interessante sobre os jogadores de alguns dos mais famosos títulos. Se League of Legends ocupa a 1ª posição da lista, EA FC ocupa o lugar oposto.
A plataforma revela que trabalhou com uma equipa de psicólogos para desenvolver um teste de inteligência de forma a tentar perceber as habilidades cognitivas de cada jogo. 1002 jogadores foram testados em raciocínio visual, lógica, matemática e comunicação verbal. Depois dos testes foi perguntado qual o jogo que jogavam e a plataforma para agregar os resultados.
Os resultados do estudo declararam que os jogadores de League of Legends têm o maior Quociente de Inteligência de entre todos os inquiridos. O QI destes jogadores situa-se nos 120.4 pontos, algo impressionante tendo em conta que o QI médio é entre 85 e 115 pontos.
Logo de seguida aparecem Black Myth: Wukong e Baldur’s Gate a fechar o pódio, com pontuações de 119.8 e 117.9, respectivamente. O segundo esport a aparecer na lista é o Counter-Strike na 4ª posição, com uma média de QI de 116.1.
Em sentido oposto, os jogadores de Call of Duty, Rocket League e EA FC, antigamente FIFA, aparecem nas últimas posições com 95.3, 90.8 e 89.8. Este resultado deixa a média de QI dos jogadores de títulos de futebol muito perto do limiar mínimo da média da população geral.
Estas são as pontuações de todos os jogos mencionados no estudo:
O estudo apurou ainda que os jogadores de PC têm o maior QI médio, de 114.1, à qual se segue a PlayStation com 111, a Xbox, com 105.9 e a Nintendo Switch, com 103.4. Na última posição das plataformas, os jogadores de mobile pontuaram apenas 99.9 na média de QI.
Mulheres também apresentaram um QI superior aos homens com uma disparidade de 107.9 para 105.8.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.