Fotografia por: Riot Games

Foi lançado um novo report preocupante sobre o futuro do VALORANT para os jogadores norte-americanos.

George Geddes, repórter da WINgg divulgou um report preocupante quanto ao futuro da liga regional americana do VCT. Segundo o report, as equipas norte-americanas podem estar a preparar-se para reduzir o seu investimento no FPS da Riot Games já em 2024.

O artigo menciona que várias fontes confirmaram esta vontade das equipas em reduzir custos no cenário de VALORANT. Parte desta decisão passa por reduzir os salários dos jogadores que se tornaram insustentáveis para a viabilidade competitiva das equipas. George chama a esta diminuição de salários de Market Correction, ou correção de mercado em português, devido aos valores altamente inflacionados que se praticam atualmente nos esports norte-americanos.

É ainda revelado que algumas das equipas estão a perder dinheiro com estes plantéis. Este esforço torna-se mais difícil se tivermos em conta o frágil estado financeiro do cenário norte-americano da generalidade dos esports.

O artigo nomeia duas das equipas que vão tomar iniciativa nestas reduções: Cloud9 e 100 Thieves. Espera-se, contudo, que mais organizações se juntem a este movimento.

Os valores que os jogadores receberão em 2024 deverão aproximar-se dos mínimos obrigatórios pela Riot Games, depois de uma fase inicial onde alguns atletas estavam a ser contratados com salários entre 20 a 30 mil dólares por mês. O valor mínimo da Riot Games estima-se que seja a ronda os $50.000 por ano, cerca de $4100 por mês, consideravelmente abaixo dos números anteriores.

O “inverno dos esports”, título apelidado ao momento de alta incerteza que se vive entre as organizações da indústria, está a afetar substancialmente mais as equipas norte-americanas. Ontem, soube-se que a Sentinels, uma das organizações que participa na Americas League de VALORANT, pode estar a 2 ou 3 meses de fechar portas.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, , ,
PUB