O ESI London aconteceu no passado dia 13 de junho, em Londres, onde personalidades, marcas e negócios se juntaram para um “festival” dedicado à indústria, com foco em networking e partilha de ideias e projetos.
A decorrer lado a lado com a BLAST Premier Spring Final (quase literalmente, sendo que o recinto do ESI London ficava a cinco minutos a pé do local onde decorria o torneio presencial de Counter-Strike), este evento trouxe consigo várias ativações e atividades para todos os presentes ao longo de todo o dia 13.
Ao contrário de outros eventos e do que irá acontecer em Lisboa no final do ano, este aconteceu apenas ao longo de um dia ao invés de vários, com várias apresentações e painéis a acontecerem ao longo do dia, com um alinhamento previamente apresentado e um rigoroso horário.
Desde paineis sobre EA FC, Counter-Strike e marcas presentes no mercado até a conversas mais generalizadas sobre o estado atual e futuro da indústria do desporto eletrónico, houve espaço para tudo um pouco e do agrado de qualquer profissional ou aficionado da indústria.
Devido ao país e cidade que acolheram o evento, houve naturalmente espaço para um painel dedicado ao aumento exponencial de eventos de esports que têm acontecido nos últimos anos no Reino Unido, com participação de representantes da cidade de Londres e de meios de gaming e esports, como a Ubisoft – que produz o Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, que contou com um Major a acontecer recentemente em Londres e com transmissão na RTP Arena.
A um nível mais pessoal, gostei especialmente da apresentação “The show must go on: Long-term success in livestreaming“, que contou com um dos mais populares streamers do Reino Unido – Tom “Stodeh” Stoddart – tendo sido discutidas várias estratégias para garantir o sucesso e sustentabilidade a longo prazo de uma carreira em criação de conteúdo, incluindo ainda discussão sobre a forma como essa atividade pode ser monetizada, existindo formas corretas e incorretas de o fazer.
Dan Offen, da Unlocked, foi o responsável por outra apresentação que me cativou – “Understanding the Counter Strike audience“. O objetivo do estudo apresentado era perceber os interesses e inclinações profissionais e pessoais de um jogador de Counter-Strike, tendo sido feitas correlações entre a probabilidade de um jogador do shooter da VALVE também estar interessado em futebol, criação de conteúdo ou até música, assim como o conhecimento geral da população mundial sobre a existência e dimensão dos esports.
Também para fãs de Counter-Strike, noutro painel que contou com a presença de personalidades bastante importantes do mercado como Andrew Haworth, da BLAST, e Michael Parsons, da ESL FACEIT Group, foi discutido o futuro da modalidade e dos eventos presenciais, tendo como base a recente decisão e ultimato da VALVE, que pretende garantir que todo o circuito competitivo é 100% aberto a partir de 2025 – esta decisão obrigou a uma mudança de estratégia por parte dos organizadores de torneios internacionais, como a BLAST e a ESL.
O dia terminou com um painel inteiramente dedicado a uma das mais conhecidas e importantes personalidades dos esports internacionais – Christopher “GeT_RiGhT” Alesund, onde se discutiu todo o percurso do ex-jogador e como encontrou forma de se manter ligado a indústria após ter deixado de competir.
Esta é apenas uma amostra do que poderás conhecer no ESI Lisbon, que acontece nos dias 23 a 25 de setembro, na MEO Arena, em Lisboa. Com mais de 50 speakers confirmados, algumas das ativações já podem ser consultadas na agenda oficial, com mais confirmações esperadas ao longo dos próximos meses.
Se trabalhas ativamente na indústria de esports e pretendes conhecer personalidades que podem impulsionar o teu negócio ou a tua carreira, este pode ser o local ideal.
Os bilhetes também já estão disponíveis, podendo ainda ser adquiridos com desconto.
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