A Digiday soube de várias fontes as razões que levaram a EA e a Respawn a cancelarem os planos de revenue sharing.
Segundo fontes próximas da Digiday, a EA e a Respawn cancelaram os planos para introduzir um sistema de revenue sharing depois de um acordo falhado na divisão de valores. Este sistema levaria as equipas a receber um valor percentual por cada venda de itens em jogo e seria assinado com 20 organizações.
O cancelamento da introdução deste sistema aconteceu em setembro de 2022 e desde então várias organizações abandonaram o cenário de Apex Legends como é o caso de G2 Esports, Team Liquid, Cloud9, NAVI e Spacestation Gaming.
A empresa tentou negociar um valor fixo para as equipas que iria depender dos seus resultados de vendas. Estes valores começavam nos $60,000 para as equipas cujos artigos vendessem menos e subiriam aos $160,000 para as três melhores vendedoras.
Não felizes com esta proposta, diretores de 14 das 20 organizações envolvidas assinaram uma carta conjunta a pedir uma revisão dos valores. As equipas pediram uma divisão igualitária que daria um valor de 50% da venda de cada artigo às organizações, algo que foi rejeitado pela EA. A partir deste momento, a empresa detentora do jogo fechou qualquer tipo de negociações.
Outros jogos como o League of Legends, o CS:GO e o VALORANT utilizam este sistema, originando valores milionários para as equipas que disputam os seus torneios. A EA parece não ver a situação da mesma maneira, com um diretor a assumir mesmo que se vendessem $100 milhões em skins e tivessem de entregar $20 milhões às equipas, que teria sérias dúvidas que essas entidades tivessem sido responsáveis por esses 20% de vendas.
O jogador português k4shera falou brevemente sobre esta situação numa publicação que lançou no final de abril sobre o estado atual do jogo. No texto comentava uma outra situação que aconteceu com este sistema de revenue sharing onde a EA tentou introduzir itens cosméticos sem aprovação das equipas que resultaram em descontentamento por parte dos seus executivos, e consequentes fracassos de vendas.
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