A Valve revelou esta terça-feira ao final da noite o conjunto de regras que irá mudar o paradigma de Counter-Strike já a partir de 2025. Em destaque estão obrigações como anúncios com antecedência e limites de premiação.
Foi divulgada pela Valve a nova linha de regras que todas as organizadoras vão ter de seguir já a partir de 2025 no que toca à programação de torneios. Com a nota de que todos os torneios com arranque após 31 de dezembro de 2024 têm de seguir estas regras, a Valve apresentou diversas alterações e limitações até em prizepool.
Esta medida específica, que é uma autêntica novidade, garante que eventos que não cumpram as regras pré-definidas pela Valve são denominados Unranked Events e não dão assim pontos para o ranking da Valve.
Este conjunto de torneios (que não tem qualquer limite nos convites) terá então uma limitação de prémios dividido das seguintes formas:
- Se a organizadora realizar apenas um torneio não licenciado, existe um limite total de prémio de 100 mil dólares;
- Se a organizadora realizar mais de um torneio não licenciado durante um ano, existe um limite para o total de prémios de 250 mil dólares;
No caso dos Ranked Events, a Valve aplica a obrigação de convites através do ranking da produtora e ainda a realização de qualificadores. O número obrigatório de convites e vagas para qualificadores difere entre os torneios considerados Tier 1 e Tier 2.
Também os anúncios dos eventos devem ser realizados com mais antecedêndia e a Valve estabeleceu já alguns prazos (para eventos Tier 1 e Wildcard):
- Para eventos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025, os anúncios devem ser feitos até 1 de setembro de 2024;
- Para eventos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2026, os anúncios devem ser feitos até ao dia 1 de janeiro de 2025;
- Para eventos a começar depois de 31 de dezembro de 2026, os anúncios devem ser feitos até 24 meses antes;
Em caso de eventos Tier 2, os prazos mudam e devem ser feitos até três meses antes do arranque dos mesmos.
Pormenores como localização ou número de equipas convidadas têm obrigatoriamente de ser partilhadas até ao máximo de 12 meses antes do arranque do evento principal. Podes ler todas as regras implementadas pela Valve aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.