De acordo com um report do Abacus News, a plataforma de streaming Twitch foi bloqueada na China e agora está bloqueada no país por filtros de censura impostos pelo governo. O website está, neste momento, completamente inacessível à maioria dos utilizadores na China e a aplicação foi removida da app store da Apple.
Ao procurar a Twitch na loja de aplicações para iOS, não aparece qualquer resultado mas o YouTube ainda é uma das sugestões que surgem após a pesquisa ainda que este seja outro serviço banido na China. O download da aplicação ainda é permitido mas a conexão aos servidores não chega a ser feita.
Ainda que a China tenha as suas próprias plataformas de streaming, como a Huya ou a Douyu, a popularidade da Twitch aumentou exponencialmente no último mês enquanto decorriam os Asian Games em Jakarta dado à falta de cobertura em canais de transmissão estatais. Durante esta competição, duas streams não autorizadas pelo organizador dos Asian Games chegaram a ter mais de meio milhão de espectadores, sendo a sua maioria da China.
Na mesma medida em que a Twitch começou a invadir o tráfego da Internet na China, as plataforma chinesas começam a expandir-se para atingir um público mais ocidental. Foi recentemente lançada a Nimo.tv, uma cópia da plataforma Huya mais virada para o público do oeste do planeta.
A Twitch confirmou já a alguns portais de noticias estrangeiros este bloqueio mas ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre o assunto em questão.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.