Os futuros jogos feitos com capacidade de aproveitar a PlayStation 5 Pro terão um selo de qualidade nas caixas, o PS5 Pro Enhanced.
De forma a distinguir os jogos que são feitos com a nova versão da PlayStation 5 em conta, daqueles que são feitos a pensar na consola original, a Sony vai introduzir um novo tipo de “selo de qualidade”, o PS5 Pro Enhanced”. Toda a informação foi avançada pela Insider Gaming, não tendo sido ainda confirmada pela PlayStation.
Para alcançar este selo, os jogos terão de cumprir certas obrigações que a Insider Gaming já tomou conhecimento. Segundo a plataforma de notícias de gaming, para poder ter este selo um jogo deve conseguir fazer uso do upscale 4K PSSR, PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling, atingir um taxa de 60 FPS fixa, e de ter um aumento de efeitos Ray Tracing, comparado à versão da consola normal.
Há ainda outros pontos que poderão dar acesso a este selo que incluem uma melhoria da resolução, FPS e efeitos quando comparado o jogo à sua versão na consola normal. O nome PS5 Pro Enhanced é ainda uma incógnita baseado no nome do selo na PlayStation 4 Pro. A Insider Gaming revela que nos documentos a que teve acesso, o nome placeholder é “Trinity Enhanced”.
Este site foi o mesmo que avançou com uma lista preliminar de especificações da nova consola que incluem uma velocidade de renderização até 45% mais rápida e a possibilidade de correr jogos a 120 FPS e até 8K em atualizações futuras.
Sabe-se ainda que a consola contará ainda com um melhor Ray Tracing que a versão original, bem como um sistema AI que permitirá gerar mais FPS para os jogos mais exigentes. As versões de teste desta consola já estão nas mãos das produtoras há alguns meses e espera-se um lançamento para o fim do ano.
Apesar de todas estas novidades e capacidades da PS5 Pro, parece haver alguma relutância por parte dos produtores de jogos. Durante a Game Developers Conference 2024 chegaram a público críticas por parte dos developers quanto à necessidade de se lançar uma versão mais potente da consola, quando a maior parte dos jogos não tira sequer proveito máximo da versão original.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.