Imagem de Linko continua na seleção nacional apesar do banimento na FACEIT
Fotografia por: E2Tech/João Carvalho

A FPDE, Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos, anunciou esta terça-feira que vai manter o atleta José “Linko” Duro no lineup de Counter-Strike apesar do banimento no FACEIT.

A notícia rebentou esta segunda-feira de manhã nas redes sociais e foi o tema do dia. O atleta português José “Linko” Duro foi alvo de um banimento de dois anos por parte da plataforma FACEIT.

O jogador que representou a GTZ na última temporada acabou por ser convocado para a seleção nacional da FPDE e vai mesmo manter-se na convocatória apesar do caso.

Segundo a mensagem divulgada em comunicado, o “atleta está elegível para representar a seleção nacional nos qualificadores para o Campeonato do Mundo da IESF”.

Ainda na mesma mensagem é possível ler que “os árbitros da competição esclareceram que uma suspensão na plataforma FACEIT não impede a participação de um atleta, desde que não exista qualquer sanção aplicada pela Valve ou ChallengerMode”.

Com isto, a FPDE mantém a confiança em José “Linko” Duro e apenas mudará de posição caso o atleta seja alvo de um “VAC ban ou exista alguma evidência concreta de um ilícito que justifique o afastamento do atleta”.

Em declaração posterior no X, o atleta prometeu ainda gravar a gameplay e enviar aos administradores durante os qualificadores da seleção nacional da FPDE de modo a provar a sua inocência.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB