Fotografia por: FPF eFootball/João Ferreira

João “Jafonsogv” Afonso é o novo MVP da FPF eFootball e falou à RTP Arena após a conquista em Guimarães, partilhando as primeiras sensações da vitória.

Há muito tempo que o jovem madeirense procurava uma vitória individual e a mesma chegou no torneio que define o campeão nacional na modalidade 1vs1, sucedendo a Diogo “tuga810” Pombo como o melhor jogador da temporada em Portugal.

Para João Afonso, esta é uma sensação que já lhe tinha escapado por três vezes e afirmou que a derrota sofrida em Londres teve o mesmo sabor, lembrando uma promessa efetuada: “Depois de perder com o tuga810 no Digital Challenge, disse que ia ganhar a Grande Final e não perdia mais nenhuma final.

Vou manter a minha palavra e para o ano estarei cá outra vez”. Logo após, e ainda com o troféu de MVP 2021/2022 nos seus braços, o jogador de 18 anos partilhou o seu estado de espírito: “Foi mais uma vitória, estou muito feliz, vou disfrutar e, no próximo ano ou daqui a uns meses, voltamos mais fortes”.

Jafonso FPF eFootball Jafonsogv

“As derrotas ao longo da minha carreira permitiram-me ganhar maturidade para vencer este torneio” Fotografia por: FPF/João Ferreira

Por diversas vezes no quase, o atleta da Diogo Jota Esports ficou recentemente a uma vitória da qualificação para a FIFAe World Cup que será jogada em Copenhaga, a derrota mais dura da sua curta carreira até agora. Convidado a recordar a experiência em Londres, o português considerou a mesma positiva.

“Londres foi muito bom para mim, obter experiência a nível internacional. Tenho a certeza que, se um dia voltar lá (e vou fazer por isso), já terei outra maturidade”, proferiu Jafonsogv antes de marcar uma posição. “Não tenho dúvidas que, um dia, vou estar num campeonato do mundo e vou lutar por esse título.

Só tenho 18 anos, acho que ainda sou muito novo mas o FIFA não se resume à idade, é ao nível e estas derrotas que vim tendo ao longo da minha carreira permitiram-me ganhar maturidade para vencer este torneio e, se Deus quiser, as próximas finais que disputar”.

No último desafio rumo ao título de MVP, João Afonso enfrentou a grande surpresa do torneio, Diogo “diogo_silva33” Silva que, para o novo campeão nacional, é um excelente jogador: “Foi um jogo muito difícil e viu-se o torneio que ele fez ao vencer jogadores como o tuga810 e o Rodrigo, que estiveram nos Playoffs em Londres.

Jafonso FPF eFootball Jafonsogv

“Depois de perder com o tuga810 no Digital Challenge, disse que ia ganhar a Grande Final” Fotografia por: FPF/João Ferreira

Digo desde o início do torneio – o nosso cenário tem muita qualidade e, neste momento, é impossível adivinhar os vencedores de cada competição. Muitas pessoas tinham-me como favorito ou um dos candidatos ao título mas, para mim, isto tem de ser jogo a jogo, em Portugal é muito difícil”.

Sobre o futuro e a sua maneira de estar, Jafonsogv também não tem dúvidas sobre qual deve ser a sua abordagem: “Não há jogos ganhos, é preciso entrar em todos eles com a mesma atitude e mentalidade. Hoje foi dia sim, venço o meu primeiro torneio individual na FPF mas é para continuar com a mentalidade do jogo a jogo”.

Por fim, o jogador da DJE deixou agradecimentos à família que sempre o apoiou desde o início da sua jornada no FIFA, ao treinador Armando Vale pelo trabalho desenvolvido, ao Diogo Jota pela oportunidade dada e à organização e pessoas que operam a mesma, deixando também uma palavra de apreço para os fãs.

O último dia de competição do FPF MVP Challenge 2022 pode ser revisto na Twitch da tua RTP Arena.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB