Body Shields

No ano em que o Apex Legends celebra 5 anos de vida, a Respawn quer mexer com os sistemas mais clássicos do jogo.

Aproxima-se o lançamento da Season 20, a temporada que comemora os 5 anos desde o lançamento do Apex Legends. Breakout é o nome desta temporada que contará com algumas das maiores mudanças de sempre no Battle Royale da Respawn Entertainment.

O primeiro ponto de relevo será a introdução dos Legend Upgrades, um novo sistema que vai tornar cada jogo numa experiência única. A partir da Season 20, os nossos personagens vão receber upgrades especiais aos níveis 2 e 3 da evolução EVO, para a qual os jogadores ganham experiência ao longo do jogo fazendo tarefas normais como abater inimigos. Haverá também EVO Harvesters espalhados pelo mapa que nos permitem ganhar um bónus extra de EVO.

Estes upgrades vão permitir escolher alterações às habilidades das nossas personagens escolhidas que têm a duração do jogo que estamos a disputar. Estas evoluções trarão mudanças profundas à forma como se interpreta cada jogador, dado que nunca sabemos quais são as escolhas dos adversários apesar de conhecermos as lendas.

Outra mudança que altera por completo um sistema antigo do Apex é o fim dos Body Shield como um item. Agora, cada jogador terá o Body Shield como um sistema passivo que à semelhança dos Legend Upgrades evolui ao longo de um jogo.

É também possível recarregar este escudo, e há inclusive uma nova mecânica de Overcharge que permite ter escudo extra durante 30 segundos caso tentemos recarregar um Body Shield cheio.

Ainda dentro das mecânicas, vai haver uma alteração no crafting que tornará este sistema muito mais fácil de utilizar. A partir do dia 13 de fevereiro, data de lançamento do Patch, o crafting passará a ser instantâneo e gratuito, só podendo ser utilizado uma vez por jogo.

Thunderdome é o novo mapa Mixtape.

Quanto às novidades fora do campo de batalha, está a chegar um novo LTM, os modos de jogos temporários do Apex. Este novo modo de jogo é mais rápido do que qualquer outro que já vimos e chama-se Straight Shot.

Em Straight Shot haverá apenas 30 jogadores num mapa de dimensões mais reduzidas, onde tudo é mais rápido. O anel fecha ao dobro da velocidade e as squads entram diretamente em jogo, saltando a fase da dropship. Para isto serão atribuídas a zonas de spawn aleatórias no mapa. As armas vêm já completamente equipadas e será possível seguir para o jogo seguinte assim que somos eliminados, sem ser necessário regressar ao Menu do jogo.

Ainda para os jogadores casuais, está a chegar um novo mapa de Mixtape, Thunderdome.

Para o pessoal que gosta de jogar partidas Ranked, a Respawn vai também introduzir um novo sistema de cálculo baseado em Ranking Points, e não no MMR escondido, uma tendência que outras produtoras também estão a escolher para os seus jogos competitivos.

Este novo Ranked, ou Ranked Reloaded, atribuirá também pontos extra pelos resultados individuais de abates e recompensará os jogadores que consigam manter séries de vitórias longas. Estes bónus de série serão reiniciados caso o jogador termine um jogo abaixo de 5º lugar.

A Tiers de promoção foram ainda removidas, bem como os jogos provisórios. Como compensação, serão necessários mais pontos para subir de Rank do que era habitual.

Todas estas mudanças chegam ao jogo no próximo dia 13 de fevereiro. As Patch Notes com todos os números que podem interessar aos jogadores mais competitivos serão reveladas no dia 12 de fevereiro.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB