A Digital Foundry encontrou um problema grave em várias consolas Xbox One que tornava as consolas praticamente inúteis.
Nos últimos dias começaram a aparecer queixas de utilizadores em fóruns de conversa sobre videojogos a reclamar de consolas Xbox One impedidas de atualizar ou de usar serviços online. O caso, entretanto analisado pela Digital Foundry, notou que as consolas com sistemas operativos de 2018 para trás não conseguiam avançar desse ponto no tempo, tanto com atualizações online, ou através de atualizações por USB.
A consola foi lançada em 2013 e descontinuada em 2020, mas muitos jogadores ainda procuram adquirir a plataforma usada ou selada através de mercados de segunda mão. Estes jogadores estão então a encontrar este problema que acaba por deixar a consola presa no tempo, e consequentemente impedida de aceder ao Xbox Live, bloqueando assim o acesso à compra de jogos e DLCs, que ainda é possível de fazer na plataforma.
A Digital Foundry encontrou o erro em 3 consolas diferentes, todas acusando o mesmo erro de que o sistema estaria a operar num firmware datado. Ao que parece, a One S não é afetada pelo mesmo problema. A DF indica que já contactou a Microsoft sobre o problema, aguardando uma resposta da marca.
[Atualização]
Jason Ronald, da equipa da Xbox, revelou que o problema chegou ao conhecimento da equipa e que todas as consolas que tinham um sistema operativo anterior a novembro de 2018 já poderiam voltar a atualizar normalmente.
For players who were having issues updating their Xbox One consoles still running an OS build from November 2018 or earlier, this has been resolved.
Thanks to the team @DigitalFoundry for notifying us about this issue. Game on!
— Jason Ronald (@jronald) July 30, 2024
Lê as últimas novidades dos esports aqui.