Como era de esperar, a FTC não reagiu bem à nova versão do Game Pass que a Xbox introduziu no meio de um aumento de preços nas modalidades existentes.

Um dos medos da Federal Trade Comission aquando do processo que colocava a autoridade contra a Microsoft, na tentativa de interromper o negócio da aquisição do grupo Activision Blizzard King, era a possibilidade da marca aumentar o preço do Game Pass sem ter concorrência à sua posição de mercado.

Apesar das promessas da Xbox de que tal não aconteceria, essa foi uma das primeiras medidas desde que o negócio foi concluído. A marca anunciou há dias a criação de um novo Game Pass Core que terá o preço do antigo Game Pass Ultimate, aproveitando para aumentar os preços de todos os outros níveis.

A mudança deste Game Pass para o Ultimate é de que não terá os lançamentos dos jogos no dia 1, algo que é especialmente peculiar dado o anúncio de que o novo Call of Duty: Black Ops 6 será um lançamento de dia 1 no Game Pass.

A FTC já enviou uma carta onde nota a coincidência do aumento dos preços do Ultimate pouco antes do lançamento do novo COD. Relembra na carta a promessa da Microsoft de que a compra iria beneficiar os jogadores ao adicionar os jogos COD ao Game Pass sem ajustes de preço do serviço.

Mencionam também outra quebra de promessa que aconteceu também logo após o acordo que viu milhares de trabalhadores despedidos do grupo ABK, quando a Microsoft prometeu não fazer mexidas nas equipas. Os advogados da marca já vieram responder alegando que “as assunções da FTC estão incompletas e induzem em erro“.

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