A PCGamesN chegou a uma conclusão preocupante sobre os hábitos de consumo dos utilizadores da Steam, especialmente em altura de Summer Sales.
Todos temos uma panóplia de jogos nas nossas bibliotecas que nunca jogámos, sejam compras de bundles, promoções impossíveis de passar ou jogos grátis que foram aparecendo por aí. Apesar desta verdade global aceite, nunca se tinham feito contas ao valor que está de facto parado nas bibliotecas Steam.
Ainda entrou uma pesquisa da PCGN que decidiu tentar calcular qual o verdadeiro “dinheiro congelado” que está nas nossas contas. A pesquisa não foi completamente certeira, dado que apenas 10% das contas contêm IDs públicos, contudo oferece uma perspetiva assustadora e permite fazer uma previsão de algo maior.
Dos dados retirados de 73 milhões de contas públicas, a plataforma de notícias apurou um valor colectivo de 1,9 mil milhões de dólares em jogos comprados que nunca foram sequer abertos. Para chegar a um valor aproximado, a plataforma multiplicou esse número por 10, estimando que a percentagem se mantenha idêntica nos restantes 90%, e concluiu que mais de 19 mil milhões de dólares, equivalente a quase 17,8 mil milhões de euros, estão completamente parados nas contas dos utilizadores, o que segundo a PCGN equivale ao Rendimento Nacional Bruto de países como Nicarágua, Níger, Chade e Maurícia.
Se ainda assim estes números não te preocupam, vale lembrar que a Promoção de Verão da Steam, ou as aclamadas Summer Sales, já começaram e decorrem até ao dia 11 de julho, oferecendo mais uma boa oportunidade de reforçar a nossa conta com jogos que nunca vamos jogar.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.