Sintomas de uma realidade cada vez mais próxima, mas cada vez se sabe mais sobre a próxima consola da Nintendo, apelidada por muitos como “Switch 2”.
Somam-se as alegadas informações sobre o próximo hardware da marca japonesa e já se consegue desenhar um perfil da consola que irá suceder à Nintendo Switch. Esta nova onda de rumores vem da China e de Espanha e traz informações sobre o alegado ecrã e sobre os comandos da nova plataforma.
De acordo com a plataforma espanhola Vandal, vários fabricantes de acessórios e periféricos já tiveram acesso a uma “prova cega” da consola, onde poderam tocar no sistema, sem o ver. De acordo com estes fabricantes, a consola é ligeiramente maior do que a Switch, mas “sem chegar ao tamanho do Steam Deck“.
A consola alegadamente manterá também os seus comandos Joy-Con, mas com uma alteração especificamente na forma como se conectam ao ecrã. Para trás ficaram os carris utilizados na Switch para dar lugar a uma ligação magnética. A mesma plataforma dá ainda conta de que os comandos Pro da Switch continuarão a ser compatíveis com a nova plataforma.
Sabe-se também que a consola terá acesso a um novo chip Nvidia e à tecnologia DLSS. Este chip deverá alimentar uma tela que foi avançada por outra plataforma, desta vez chinesa. Na Bilibili, são novamente mencionados os comandos com ligação magnética, mas pela primeira vez temos informações sobre o ecrã.
Este ecrã alegadamente terá 8 polegadas e será capaz de oferecer uma resolução de 1080p, Full HD, em modo portátil. No modo Docked, a consola consegue suportar 4K num ecrã externo. Pela primeira vez ouvimos também falar sobre a compatibilidade de jogos, e segundo a publicação na Bilibili, a consola será retrocompatível com os cartuchos da Switch.
O início de 2025 continua a ser dado como a janela mais provável de lançamento da nova consola que chegou a ser apontada ao verão de 2024, mas terá sido atrasada. Este atraso deve-se à vontade da Nintendo de apresentar mais conteúdo disponível no lançamento da plataforma.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.