Continuam os cortes na indústria dos videojogos e nem a gigante Riot Games fugiu à situação que se vive no mundo tecnológico.

Depois de Discord, Twitch, e uma panóplia de empresas de desenvolvimento, a Riot Games é a mais recente gigante a reduzir custos no início de 2024. Este tem sido o sentido de toda a indústria da tecnologia que viu os seus negócios aumentar de forma descontrolada durante a pandemia, levando a grandes investimentos e crescimentos muito rápidos das suas equipas, mas com a normalização dos mercados estão a ver-se obrigados a despedir milhares de pessoas.

A Riot Games, apesar de ter tido um ano de 2023 com orçamentos recordistas, junta-se à lista com pesados cortes em 2024. Desde logo, a empresa vai despedir 11% de toda a sua força laboral a nível global, o que equivale a cerca de 530 pessoas que ficarão no desemprego.

Quanto aos despedimentos, a Riot garante que serão relativos a equipas fora do núcleo de desenvolvimento, mas as restantes novidades contradizem esta noção. A Riot Forge, a divisão da Riot que geria os lançamentos de jogos desenvolvidos por empresas externas, vai fechar assim que Bandle Tale chegar ao mercado no próximo dia 21 de fevereiro.

Ao todo a Riot Forge lançou seis jogos (já contando com Bandle Tale) e tinha um sétimo planeado que seria passado no contexto de Shurima, mas que nunca chegará a ver a luz do dia:

Quanto aos seus videojogos principais em nome próprio, a Riot vai reduzir significativamente a equipa do Legends of Runeterra. Para o futuro, a marca vai agora orientar o jogo para se focar no seu modo PvE, retirando-se desta mensagem que o jogo deverá ver as suas operações nos esports terminadas.

Relativamente ao restante portefólio, a Riot vai continuar focada no League of Legends, Wild Rift, VALORANT e TFT, mantendo também o investimento no desenvolvimento interno, podendo com isto estar a referir-se ao Project L (um fighter) e ao MMO do LoL que estão a ser produzidos pela empresa.

A Riot Games promete ainda realizar um evento no início de fevereiro, chamado de RiotNow, totalmente focado nos seus produtos. Neste evento irá falar sobre o que os jogadores podem esperar em 2024 e discutir os planos da marca para o futuro.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB