Foi ontem que se realizou a ultima jornada do grupo B da nona temporada da ESL Pro League EU. Um grupo que teve a surpresa da segunda jornada com a equipa dos devils.one a surpreender tudo e todos com a vitória sobre a equipa dos NiP. Neste último dia, a equipa dos NiP defrontou a equipa dos FaZe por uma hipótese de conseguir garantir desde já a vaga na final global em Montpellier, já as equipas dos Heroic e devils.one lutavam pela possibilidade de se manterem em competição e voltar para competir na segunda fase de grupos.
FaZe 2-0 NiP
O primeiro jogo do dia foi disputado entre as duas equipas favoritas do grupo, FaZe e NiP. Uma partida que já leva uma história interessante nos últimos meses depois de uma vitória por 2-0 na primeira semana da ECS season 7 e em São Paulo na BLAST Pro Series. Os mapas escolhidos foram Mirage, Dust2 e Overpass. No primeiro mapa, a equipa dos FaZe começou do lado defensivo do mapa e desde cedo começou a mostrar o seu poderio que já vinha a demonstrar desde a BLAST Pro Series Miami de onde saíram vitoriosos. A primeira parte do mapa fixou-se em 12-3 a favor da equipa internacional. Na segunda parte do mapa, a equipa sueca voltou à partida e de facto apertou e de que maneira com a equipa dos FaZe para forçar a partida a uns complicados 14-15. Mas, quando estavam á beira de garantir a possibilidade de forçar o primeiro mapa a prolongamento, a equipa dos FaZe conseguiu vencer a ronda que faltava para fixar o resultado em 16-14.
No segundo mapa, já foi a equipa dos NiP a começar do lado atacante, mas mais uma vez foi a equipa dos FaZe que dominou e de que maneira no lado atacante e deixou para fechar a primeira parte do Dust2 em 11-4. Já na segunda parte do mapa, a equipa não perdeu qualquer ronda no seu lado defensivo para destruir a equipa dos NiP por 16-4. A equipa dos NiP garantiu a assim vitórias em todos os jogos do seu grupo para garantir já a sua vaga para a final global em Montpellier.
Heroic 2-1 devils.one
Logo de seguida foi a vez das equipas que estiveram desde a primeira jornada na luta pelo terceiro lugar de forma a não serem eliminados logo na primeira fase de grupos. Os mapas escolhidos para a partida Train, Overpass e Nuke. No primeiro mapa a equipa dos Heroic começou do lado defensivo, e apesar de não ter entrado com o pé direito na partida, foi mesmo a equipa de Adam “Friberg” Friberg que acabou por arrancar a vitória na primeira parte do mapa com grandes dificuldades a vencer por 8-7. Já na segunda metade foi mesmo a equipa polaca dos devils.one que entrou melhor e acabou mesmo por conseguir arrancar uma vitória sofrida por 16-14 no primeiro mapa.
No segundo mapa, o Overpass, foi a vez da equipa dos devils.one começar a defender e desde cedo começaram a dominar o seu lado defensivo para catapultar para uma vitória na primeira metade do mapa por 10-5. Já na segunda metade do mapa, os Heroic voltaram ao jogo e conseguiram mesmo impor-se no jogo numa fase em que se encontravam a perder por 13-7 chegaram a conseguir conquistar a vitória no mapa por 16-13.
Nuke foi mesmo o mapa de todas as decisões para esta partida, onde a qualidade de jogo apresentado não foi a melhor mais que ainda assim as equipas mostraram uma fome de vitória inabalável que produziu um jogo bastante renhido. A equipa dos Heroic que começou do lado defensivo do mapa teve bastantes dificuldades em entrar na partida, a equipa dos devils.one mostrou-se combativa ao longo de todo o seu lado atacante conseguindo mesmo impor sete rondas na primeira metade do jogo à equipa dos Heroic. Na segunda metade, mais uma vez foi a equipa dos devils.one que conseguiu mesmo ganhar vantagem no seu jogo e acabaram mesmo por chegar ao resultado de 15-12. Mas, e mais uma vez foi a vez da equipa dos Heroic voltar à partida e levar o mapa para empate. A partida precisou nada mais nada menos que dois prolongamentos para se decidir o vencedor. E acabou mesmo por ser a equipa dos Heroic a a cimentar a vitória por 22-18.
Com este resultado, as equipas dos devils.one, Heroic e NiP ficaram em igualdade em termos de diferença de mapas o que acabou por fazer com que a equipa dinamarquesa ficasse com o segundo lugar, o desempate entre os NiP e devils.one foi decidido através do critério de confronto directo, dado que a equipa de Patrick “f0rest” Lindberg acabou por ficar de fora da nona edição da ESL Pro League logo na primeira fase de grupos.