Está prestes a começar nona temporada da ESL Pro League, e é já hoje às 17H00 que arrancam os jogos do primeiro grupo. Uma competição que vai ser jogada pela primeira vez na história da liga integralmente em LAN nas duas principais regiões (Europa e América). Com os grupos a serem jogados em 3 dias cada um ao longo das próximas duas semanas.
Hoje arrancam os grupos A das competições europeia e americana, sendo que a competição europeia arranca às 17H20 de Portugal Continental e a americana às 01H20. Os grupos serão disputados em sistema de liguilha e todas as partidas serão jogadas à melhor de três mapas.
Europa
No grupo A europeu integram as equipas dos ex-Space Soldiers, mousesports, North e OpTic. Um grupo sem dúvida extremamente interessante com todas as equipas a passarem por fases importantes da sua existência. Começando pela equipa turca dos ex-Space Soldiers, a equipa ainda não conseguiu recuperar do facto de ter perdido a sua estrela, İsmailcan “XANTARES” Dörtkardeş deixou a equipa no final de 2018 e desde aí que a equipa que ainda não conseguiu encontrar uma organização para representar não se conseguiu mais levantar. Más performances em todos os eventos em que participaram não deixam grandes expectativas para a equipa turca neste evento sendo uma forte candidata a ficar em último lugar do grupo.
A equipa dos mousesports chega a este evento ainda à procura da sua melhor forma, depois de ter sofrido uma remodelação profunda no seu quinteto que culminou com as adições de Finn “karrigan” Andersen, Özgür “woxic” Eker e David “frozen” Čerňanský a equipa tem um grande potencial de vir a ser uma das equipas da elite mundial, no entanto, para já ainda não demonstraram capacidade para tal. No entanto não deixam de ser fortes candidatos à vitória deste grupo.
Por fim, restam as duas equipas dinamarquesas, uma scene que tem vindo passar por uma fase peculiar, albergando a melhor equipa de CSGO do momento e possivelmente de sempre, acabando assim por cultivar todas as equipas que vêm a seguir enriquecendo e de que maneira as capacidades e o portfolio das equipas compatriotas dos Astralis. OpTic e North são duas equipas que têm vindo a criar o hábito de trocar jogadores entre si, porém é mesmo a equipa dos North que se apresenta mais estável sem qualquer alteração ao seu quinteto desde Setembro do ano passado, no entanto que ainda tenta ultrapassar a inconsistência que tem vindo a assombrar as suas performaces. Já a equipa dos OpTic estreia aqui o seu novo quinteto com as adições de Mathias “MSL” Lauridsen e Nikolaj “niko” Kristensen que com a sua saída acabaram por despoletar a dissolução da equipa dos Rogue.
Ambas as equipas portuguesas são sérias candidatas à passagem neste grupo sendo possivelmente a partida entre as duas que curiosamente será mesmo com este derby que se vão estrear na nona temporada da ESL Pro League mais equilibrada do grupo.
Américas
Já o grupo A americano será provavelmente o mais fácil de prever, com NRG, Renegades, INTZ e eUnited há uma clara disparidade em termos de história recente das equipas integrantes deste grupo.
Começando pela equipa dos Renegades que juntamente com os ENCE tem sido uma das equipas-sensação do momento chega a esta competição vinda de um espectacular momento de forma, depois terem chegado aos quartos de final do último Major em Katowice e terem saído como semi-finalistas da StarSeries & i-League CS:GO Season 7, a equipa australiana chega à ESL Pro League como uma forte candidata a uma das vagas na final mundial da liga. No entanto vão ter uma dificuldade acrescida nesta primeira fase de grupos, Sean “Gratisfaction”‘ Kaiwai não conseguiu resolver atempadamente os problemas que sentia com o seu visto tendo visto a sua participação nesta fase de grupos impedida. Para o substituir, a equipa dos Renegades conseguiu fechar junto dos BIG o empréstimo de Owen “smooya” Butterfield que passou a suplente da equipa internacional no inicio de Fevereiro. Apesar de não ser a situação ideal para os Renegades, ainda assim conseguiram encontrar um substituto de peso para os jogos que se avizinham.
A equipa dos NRG chega Burbank na Califórnia vindos de uma participação quase de sonho na StarSeries & i-League CS:GO Season 7 de onde saíram como semi-finalistas. Depois de uma participação no Major de Katowice que foi certamente uma desilusão enorme para os jogadores, a equipa optou por integrar Tarik “tarik” Celik no seu quinteto em detrimento de Jacob “FugLy” Medina, esta alteração surtiu efeitos imediatos na equipa que começou de imediato a apresentar um CS muito mais sólido voltando a mostrar o virtuosismo característico desta equipa, a dúvida é se a equipa agora demonstra consistência para se assumir como uma das candidatas a estar nas finais mundiais.
Os INTZ são a primeira equipa brasileira a entrar em palco nesta nona temporada da ESL Pro League, a equipa capitaneada por Vito “kNgV-” Giuseppe surge neste evento num momento de forma nada favorável, incapazes de conseguir impor o seu jogo, a equipa não tem conseguido conquistar a qualificação para grandes eventos nos últimos meses, com a sua última participação na fase principal de um grande evento a PLG Grand Slam que se realizou em Dezembro de 2018. A equipa acaba assim por ser uma candidata ao último lugar deste grupo.
Por fim, a equipa dos eUnited estreia-se na ESL Pro League depois de terem conquistado as semi-finais no ESEA Season 27 MDL Global Challenge qualificaram-se para a fase regular a oitava temporada da liga principal onde conseguiram conquistar a manutenção, ainda assim e desde aí a equipa mudou nada mais nada menos que quatro dos seus jogadores, mudanças profundas na equipa que acabaram por lhes garantir a qualificação para a Dreamhack Open do Rio de Janeiro e para a IEM Sydney 2019. A equipa surge neste grupo como uma autentica incógnita e apesar de ser considerada uma equipa de segunda linha no cenário norte-americano, certamente que poderá surpreender.
E é com estes protagonistas que arranca a nona temporada da ESL Pro League. Já sabes, poderás assistir ao último dia de jogos do grupo A europeu no Domingo, dia 14 a partir das 17H00 no canal Twitch da RTP Arena Poderás consultar toda a calendarização das transmissões da primeira fase de grupos pela RTP Arena aqui.