Imagem de Jogo cancelado pela Riot Games volta à vida

Num volte-face raro na indústria, a Riot Games devolveu um jogo cancelado ao seu criador e permitiu que este continuasse o desenvolvimento.

Em junho ficámos a conhecer o cancelamento de um projeto que já estava em desenvolvimento há 10 anos: Hytale. Este jogo da Hypixel Studios propõe-se como uma alternativa ao gigante Minecraft, depois da empresa ter trabalhado alguns anos como criadora de servidores de jogo no Sandbox da Mojang.

A proposta é simples, um sandbox enorme, num mundo de fantasia proceduralmente gerado, com possibilidade de ser jogado sozinho ou em modo multiplayer. Será possível criar mods, construções e minijogos, tentando entrar no meio da dupla de peso Minecraft e Roblox.

Este título estava em desenvolvimento desde 2015, em nome próprio, mas foi adquirido em 2020 pela Riot Games, numa altura em que a empresa norte-americana estava a tentar alargar o máximo possível o seu leque de ofertas.

Depois de 5 anos sob a bandeira da gigante que nos trouxe League of Legends e VALORANT, o jogo acabou por ser colocado de lado, com a empresa a anunciar mesmo o seu cancelamento. Em causa estava um problema de scope e velocidade de desenvolvimento, sendo que a marca estava a investir no jogo sem ver resultados óbvios ou uma data de lançamento no horizonte.

Apesar do jogo não estar ainda lançado, já tinha uma larga bolsa de fãs dedicados que ficaram tristes com esta novidade e pediram que se fizesse alguma coisa para salvar o projeto.

Ontem, Simon da Hypixel e a própria Riot confirmaram que afinal há esperança para este jogo numa mudança de rumo rara na indústria dos videojogos. A empresa terá chegado a um acordo com o criador original de forma a devolver-lhe todos os direitos do jogo, permitindo ao seu criador que o continue a desenvolver e o lance, já sem a marca do punho vermelho envolvida no projeto.

Para a primeira ação de regresso, 30 dos devs antigos regressaram e o desenvolvimento vai recomeçar de imediato. Um early access será anunciado nos próximos dias.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB