A RTP Arena participou no Beta fechado do Mortal Kombat 1 e as expectativas estão altas para o próximo jogo da NetherRealm Studios.

Depois de ter sido anunciado em final maio deste ano, durante a Summer Game Fest, alguns jogadores já tiveram oportunidade de experimentar o novo título desta icónica saga. Durante o passado fim de semana, a NetherRealm Studios conduziu um Stress Test, em formato Closed Beta, que permitiu testar os servidores online e algumas mecânicas do jogo.

A RTP Arena teve acesso a esta fase do jogo e as expectativas estão altas para aquele que deverá ser um dos grandes lançamentos do ano. Os servidores aguentaram-se lindamente com o peso que lhes foi colocado pelo número não revelado de jogadores que se provou suficiente para manter filas de espera de meros segundos entre desafios. Para além do modo online tínhamos disponível o modo arcade, Klassic Towers, com apenas 3 andares, devido à curta lista de combatentes disponíveis.

Quanto ao jogo em si, os gráficos estão lindíssimos, deitando por terra as dúvidas dos fãs em relação ao aspecto do jogo mostrado no trailer de anúncio. O jogo não só está visualmente impressionante como também corre lindamente na PlayStation 5, plataforma utilizada para esta pré-análise.

Disponíveis para jogar tínhamos apenas quatro personagens: Sub-Zero, Kenshi, Kitana e Liu Kang. Apesar da lista reduzida nesta fase, foi possível verificar que haviam 24 molduras presentes na seleção de personagem, número que poderá representar o total de personagens disponíveis no lançamento do título.

Todas as personagens disponíveis estão presentes com novos trajes, mas sem desvirtuar o seu aspecto já bem conhecido do público. O mesmo se pode dizer dos seus ataques e estilos de combate, que se mantém bem clássicos.

Para complementar os combatentes disponíveis, tivemos acesso a 3 personagens Kameo (Kano, Sonya e Jax) que, nos seus trajes originais da saga, trazem uma forma de combate inovadora para esta saga. Com recurso ao botão R1 e combinações de setas podemos criar novos combos que encaixam na perfeição com o estilo de jogo da personagem que escolhermos, independentemente de qual for. Estas personagens, como já era apontado, não são utilizáveis, servindo apenas como uma espécie de convidados.

Sem grandes recursos nesta fase, foi possível verificar alguns apontamentos interessantes. Os Fatal Blows continuam presentes no jogo, permitindo-nos fazer recuperações rápidas quando estamos atrás num combate. Também as clássicas Fatalities (com combinações mais simples) estão de regresso, bem como as Brutalities, que são possíveis executar com recurso aos nossos lutadores Kameo, e até a Quitality faz um regresso ao jogo. A Quitality ocorre quando um jogador num combate online abandona a luta, levando o seu personagem a pôr fim à própria vida.

Os combos são fáceis de executar e os combates são rápidos e intensos, arriscando-me a dizer que são os mais fluidos de sempre na saga, o que levanta grandes expectativas para o futuro competitivo do jogo.

Não é sabido se haverá mais algum teste a caminho do lançamento do jogo, mas continuaremos a cobrir todas as novidades deste título na RTP Arena.

Em forma de curiosidade já correm rumores quantos habituais convidados do título que chegam habitualmente com os Kombat Pack. Especula-se que o primeiro KP traga Homelander (The Boys), Omni-Man (Invincible) e Peacemaker (DC Comics), como personagens externos, e Quan Chi, Ermac e Takeda, como regressos na saga.

O Mortal Kombat 1 será lançado no próximo dia 19 de setembro para computador e consolas de última geração (Xbox Series X|S, PlayStation 5 e Nintendo Switch).

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB