O The International 12 vai ter algumas mudanças ao seu formato competitivo. A Valve pretende abrir as portas do torneio de Dota 2 a mais espectadores.
Ainda estamos a pouco mais de 2 meses do início da 12ª edição do The International, o maior torneio mundial de Dota 2, mas a Valve já revelou o novo formato. A competição passará a ter três fases distintas, divididas entre 3 semanas, prolongando a duração do torneio sem aumentar o número de jogos.
Com esta mudança, o formato do torneio será mais acessível para os espectadores que não podem acompanhar durante a semana. Até agora, parte da fase de playoffs e os grupos decorriam ao longo da semana, o que levava a quebras de visualizações durante os dias de trabalho.
The International 2023 https://t.co/JNZPZO2tgz pic.twitter.com/dBlJI0NSZO
— DOTA 2 (@DOTA2) May 7, 2023
As três fases distintas já têm datas oficiais e este será o novo formato do The International 12:
Fase de Grupos | 12 a 15 de outubro
Eliminatórias | 20 a 22 de outubro
Finais | 27 a 29 de outubro
A fase de grupos continuará a ser jogada à porta fechada, sendo que nos dois fins de semana seguintes, o público já poderá ver as suas equipas favoritas ao vivo. Esta fase sofrerá, contudo, uma alteração significativa: os dois grupos de 10 equipas passam a quatro grupos de 5 equipas e cada uma irá disputar 4 jogos ao invés de 9.
Nas eliminatórias, passarão a estar presentes 16 equipas e todas as séries serão jogadas em formato Bo3. As finais recebem o top 8 e manterão esse formato de jogo até à grande final que será disputada em Bo5.
O The International 12 será jogado em Seattle, nos Estados Unidos da América. Até ao momento só são conhecidas as equipas convidadas, faltando apurar as qualificações regionais. Estas são as organizações garantidas no evento: Team Liquid, Gaimin Gladiators, Tundra Esports, 9 Pandas, Evil Geniuses, PSG.LGD, Shopify Rebellion, Talon Esports, beastcoast, Team Spirit, TSM e BetBoom Team.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.