Durante o The International do ano passado, a Valve anunciou o Artifact, um jogo de cartas inspirado o DOTA, e agora revelou mais alguns detalhes.
Ao contrário do que a própria Valve indica nas imagens, o Artifact não vai ser um jogo de cartas do ou sobre o DOTA mas, sim, com base no mesmo. Algo muito ao estilo daquilo que o Hearthstone é para o World of Warcraft e o seu universo. Para encabeçar este jogo, a Valve contratou o lendário desenvolvedor de jogos de cartas: Richard Garfield, inventor de Magic: The Gathering. Esta informação foi confirmada pelo próprio Gabe Newell, um dos fundadores da Valve numa conferência de imprensa à porta fechada, e avançou, ainda, que o jogo não vai ser grátis para jogar. Uma gravação da conferência pode ser vista aqui.
Ao que parece, durante o jogo vão haver três campos onde os jogadores jogarão simultaneamente por oposição ao tradicional campo de batalha único. Gabe Newell, um dos fundadores da Valve, confirmou que o Artifact será um jogo pago. Outra informação relevante adiantada por GabeN está relacionada com um marketplace e uma workshop para este jogo, tal como existe no DOTA 2 onde os jogadores podem vender e comprar itens. Significa isto que, ainda que comparado ao Hearthstone, o jogo não será assim tão semelhante. O Hearthstone é um Colectible Card Game e, ao que tudo indica, o Artifact será um Trading Card Game, tal como a criação original de Richard Garfield.
We are at Valve playtesting Artifact! It’s being spearheaded by Magic:The Gathering mastermind Richard Garfield. We’ll have tons of talk from Gabe tonight, but imagine playing three different board states simultaneously and being able to trade cards. It’s also not F2P! pic.twitter.com/4a1mRgihvN
— PC Gamer (@pcgamer) 9 de março de 2018
Gabe acrescentou ainda que o jogo não vai ter qualquer tipo de modo história e estará focado no jogo um para um entre humanos, excluindo o tutorial com o AI. O jogo ainda está numa fase de testes fechada e vai manter-se assim, ao que tudo indica até ao final de 2018, quando for lançado. O primeiro torneio da Valve para este título terá lugar pouco tempo depois, no primeiro quadrimestre de 2019 e terá uma prizepool de um milhão de dólares. Ainda não se sabe uma data de lançamento exacta nem quanto custará o jogo mas ainda nem todos os detalhes estão revelados.
No subreddit do jogo, foi criado um tópico que compila toda a informação disponível sobre o mesmo.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.