Imagem de VALORANT confirmado na Esports Nations Cup 2026

O VALORANT foi oficialmente incluído na Esports Nations Cup (ENC) 2026 como um dos 16 títulos em competição.

A prova, organizada pela Esports World Cup Foundation (EWCF), terá lugar em Riade, na Arábia Saudita. Diferente do circuito tradicional do VALORANT Champions Tour, o torneio foca-se em seleções nacionais, algo que será uma estreia para a Riot Games, que nunca realizou um torneio do género.

O evento de VALORANT decorrerá entre 8 e 15 de novembro de 2026. A competição contará com 32 seleções nacionais divididas em quatro grupos de oito. A fase de grupos será disputada em formato round-robin com partidas a melhor de um (Bo1). As quatro melhores equipas de cada grupo avançam para uma árvore de eliminação única com 16 equipas. Os playoffs serão disputados à melhor de três (Bo3), terminando numa grande final à melhor de cinco (Bo5).

O apuramento das seleções será determinado por convites diretos, qualificadores regionais e slots de wildcard. Dezasseis equipas garantem vaga direta através de um novo sistema de ranking de seleções nacionais baseado em dados do VCT. O cálculo do ranking de cada país considerará a pontuação dos cinco melhores jogadores do plantel submetido, com data de corte a 21 de junho de 2026.

Catorze vagas serão atribuídas através de qualificadores regionais online agendados para o período entre 26 e 28 de junho. Estes qualificadores terão um formato de eliminação dupla e abrangem sete divisões regionais, incluindo América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental, Europa Oriental, Médio Oriente e Norte de África (MENA), Ásia e Sudeste Asiático (ASEA) e Oceânia. Cada região terá dois lugares para o ENC. As duas vagas restantes serão preenchidas por convites wildcard.

VALORANT junta-se a uma lista que já inclui títulos como Apex Legends, Counter-Strike 2, Rainbow Six Siege X, Dota 2 e EA Sports FC. Apesar do anúncio, o hype neste momento vira-se para a possibilidade do League of Legends também ser anunciado, o que está a dominar a discussão em torno da ENC nas redes sociais.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.