Imagem de Conhece o complexo megalómano da Tencent!
Imagem: Tencent

A Tencent, dona de algumas das maiores empresas de videojogos do mundo, prepara-se para inaugurar as suas novas instalações.

Em 2021, a Tencent anunciou o projeto de um complexo megalómano para acolher a sua massa trabalhadora, mantendo a sede em Shenzhen, na China. A empresa é dona de empresas como a Riot Games, Funcom, Turtle Rock Studios, Tequila Works, Supercell, e conta com participações importantes na Epic Games, Ubisoft, From Software, Remedy Entertainment, Krafton, Miniclip e Paradox, entre muitas outras, sendo indiscutivelmente a maior investidora em videojogos do mundo.

Diretamente empregados pela Tencent, sem contar com as suas subsidiárias, estão cerca de 111 mil empregados, segundo dados revelados em 2024. A empresa tem também cerca de 50% dos seus investimentos diretamente relacionados com produção de videojogos, alinhando também com os seus investimentos em grupos financeiros e de marketing, que depois alia ao mundo do gaming.

Para acomodar o seu crescimento constante, o crescimento das suas instalações era necessário, até porque a empresa mais do que duplicou o número de trabalhadores desde que inaugurou a sua anterior sede, em 2017.

O investimento na cidade chinesa, chamado de Penguin Island, custou cerca de 4,5 mil milhões de dólares e conta com 809,000 metros quadrados de terreno, com uma área de construção superior a 2 mil milhões de metros quadrados.

Serão construídos vários edifícios, com espaço para mais de 75 mil trabalhadores de escritório, contando com a jóia da coroa, que será uma torre em formato de hélice, que será chamada de Tencent Helix. Todo o complexo contará com áreas verdes para uso dos trabalhadores e visitantes, e até uma paragem de metro própria, que liga toda a área à linha de metropolitano da cidade.

A construção para estas instalações titânicas começou em 2021 e a primeira parte ficou completa no início deste ano. Até ao final de 2025, correndo o risco de deslizar para o início de 2026, a torre, a última peça a fechar, também deverá estar concluída, fechando as obras da nova sede da empresa chinesa.

A arquitectura arrojada deste projeto está ao encargo da MAD Architects, a empresa de arquitectura e design do visionário chinês Ma Yansong, conhecida pelos seus designs futuristas. A torre foi desenhada pelo arquiteto alemão Ole Scheeren. Vê as imagens geradas digitalmente do projeto final aqui:

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB