A estreia do português Ricardo “Ricky Beast” Dias na final regional de GeoGuessr é já amanhã e a RTP Arena aproveitou para falar com o jogador.
Começa amanhã, dia de abril, a final regional europeia do circuito internacional de GeoGuessr com final marcada para dia 14. Esta final europeia reúne os 16 melhores jogadores do velho continente para lutarem por vagas na GeoGuessr World Cup, que decorre entre os dias 11 e 14 de setembro.
A RTP Arena contactou o português que vive na Alemanha para saber um pouco mais sobre o cenário competitivo deste jogo que dominou a Twitch durante a era da pandemia e criou uma legião de fãs em todo o mundo.
GeoWizard e Rainbolt foram inspirações para o jogador
Ricardo Dias revelou-nos que começou a jogar em 2019 de forma mais casual, mas apenas em 2021 começou a levar o jogo mais a sério. Nessa altura não existia um circuito oficial, algo iniciado no ano passado que culminou na vitória do neerlandês Patrick “Consus” Noordijk.
Inspirou-se a jogar de forma mais séria a ver os vídeos do criador de conteúdo Thomas “GeoWizard” Davies. Sempre gostou de geografia desde criança e “achava piada” ao jogo. Trevor Rainbolt também o influenciou e foi para o Ricardo “quem mostrou o jogo ao mundo” através dos seus conteúdos no TikTok.
“Estou confiante que vou passar”
Foi pelas duas influências destes criadores de conteúdo que começou a praticar cada vez mais e a estudar como poderia melhorar no jogo para se tornar cada vez melhor.
O modo competitivo é jogado em formato Bo3 onde são jogados 3 modos distintos durante toda a série. Na primeira ronda disputa-se o modo normal, onde podemos caminhar livremente para descobrir dicas sobre o local onde estamos, na segunda segunda ronda joga-se No Move, modo em que podemos olhar em volta mas não andar, e caso seja necessário, o decider é jogado em NMPZ, onde temos um frame único, não é permitido mexer ou virar a câmera, e temos de tentar adivinhar o local aproximado desta forma.
Em preparação para esta final regional, o português tem estado a treinar mais especificamente o modo NMPZ, que considera ser “o modo mais fraco” para sí. Revela ser melhor quando consegue analisar as imagens, falhando naquele que chama o “vibe“, ou seja, olhar para uma imagem e ter um pressentimento de onde seja.
Com a preparação que tem realizado garante estar “confiante de que vai passar” à fase seguinte.
Tem de se investir muito tempo a estudar para jogar a nível profissional
Questionamos o Ricardo sobre o que é necessário para chegar a um nível altamente competitivo neste jogo, e o jogador revelou que “é necessário investir muito tempo a estudar o jogo“. “É necessário perceber o que é necessário analisar logo numa ronda e qualquer detalhe faz a diferença num jogo profissional.“
Lembra que é preciso investir muitas horas a estudar e que isso faz a diferença entre um jogador casual e um jogador profissional de GeoGuessr.
Seguia Counter-Strike, mas deixou de ver porque “não era muito bom”
Fora do GeoGuessr, Ricardo seguia Counter-Strike há uns anos, mas abandonou o interesse pelo jogo por “não ser muito bom a jogar“.
Pedimos para “desenhar” uma comparação entre a dificuldade de se profissionalizar em CS e em GG (GeoGuessr) e há logo uma diferença a apontar. No GeoGuessr o “mundo é muito grande e os jogadores não vão saber todos os locais. Terão mais facilidade a adivinhar em certos sítios, e maior dificuldade noutros” o que lança os dados da sorte dependendo de qual imagem é atribuída num duelo.
Vou dar o meu melhor e tentar representar Portugal da melhor maneira
Como despedida, Ricky Beast, como é conhecido online, deixou uma promessa: “vou dar o meu melhor e tentar representar Portugal da melhor maneira” apesar de “nunca ter jogado ao vivo, em frente a câmeras, não sabendo como vai lidar com o stress“.
Ricky Beast está inserido no grupo B onde terá pela frente Topotic (Espanha), Debre (Hungria) e Armani (Países Baixos). O seu primeiro encontro será contra o jogador neerlandês, já no dia 12 de abril.
Este é o calendário de jogos do Ricardo que vais poder acompanhar na Twitch do jogo:
Ricky Beast v Armani – 12 de abril
Ricky Beast v Topotic – 12 de abril
Ricky Beast v Debre – 12 de abril
Decorrida a fase de grupos, os dois melhores jogadores seguem para os playoffs onde vão disputar o primeiro título EMEA de sempre no GeoGuessr. Em jogo estão 21,2 mil dólares, o prémio mais elevado para qualquer uma das regiões. O torneio será disputado ao vivo em Estocolmo, na Suécia.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.