O YouTube lançou duas publicações no seu blog onde analisa o crescimento exponencial de conteúdos relativos ao retrogaming na sua plataforma.
Com o crescimento da indústria dos videojogos como um todo, há vários nichos que têm vindo a ganhar cada vez mais tração. Um destes nichos está ligado diretamente à nostalgia pelos antigos videojogos, mais conhecido como Retrogaming.
Entre colecionadores, historiadores, jogadores ou entusiastas, há cada vez mais gente a dedicar tempo às gerações mais antigas de consolas que marcaram as infâncias de muitos. No YouTube, essa tendência está a chegar na forma de números que a plataforma de vídeo veio comemorar com uma iniciativa especial em setembro.
Nothing hits like the classics 👾 In the month of September, we’re celebrating the love creators & the community have for retro gaming! 🕹 🙌 Join the fun and share your collections and prized games below! pic.twitter.com/20AeGdAqNV
— YouTube Gaming (@YouTubeGaming) September 12, 2023
Segundo o artigo publicado no blog oficial do YouTube, entre 2007 e 2023 houve um crescimento na quantidade de conteúdos lançados sobre este assunto a rondar as 1000x. A maior parte dos vídeos publicados são sobre consolas e videojogos dos anos 80 e 90.
No tipo de conteúdo há uma paridade de 60% dos vídeos sobre hardware, 32% sobre software e 8% sobre outros assuntos relacionados. O Japão e os Estados Unidos da América a liderarem no consumo desta temática.
A plataforma criou ainda uma lista de reprodução que tem vários vídeos que vão ajudar novos e velhos jogadores a lembrar ou a descobrir o passado da nossa indústria. Podes ver essa playlist, intitulada de Blast from the past, aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.