A nova atualização do VRS apresentou boas e más notícias para a bandeira portuguesa no que toca aos primeiros eventos de 2026.
O desmantelamento da SAW no arranque do ano deixou um pouco da bandeira portuguesa espalhada por todo o Mundo, mas a verdade é que o Tier 1 não está perto.
A BC.Game recebeu o trio/core dos warriors e parte para o IEM Kraków com a missão única de triunfar na Polónia rumo às fases mais adiantadas da prova.
O falhanço neste primeiro evento do ano colocará o ex-core de SAW (atualmente no lugar #22 do VRS) em problemas para garantir a presença no Major de Cologne. Agora com “s1mple” e “electroNic“, o capitão “MUTiRiS” está obrigado a levar o quinteto às vitórias no Stage 1.
Cada derrota será um prego no caixão das intenções de BC.Game em chegar ao principal torneio da temporada. Deverão seguir-se convites para disputar os qualificadores fechados do IEM Brazil e IEM Atlanta – que poderão ser recusados.
Arrozdoce arranca na BLAST Bounty
A primeira temporada da BLAST Bounty em 2026 contará com a presença de Rafa “arrozdoce” Wing e o difícil torneio que arranca em formato online será importante para o quinteto internacional.
Atualmente no #49 lugar do ranking global, apenas uma primeira metade de ano de sonho levará a OG a poder sonhar com o Major de Cologne.
story afastado do Tier 1
Os torneios domésticos ou presenças em LANs europeias deverão ser a aposta da FlyQuest para tentar aproximar-se dos lugares cimeiros do VRS.
Welcome @storycs2_ as our new AWPer 🇵🇹
Keen to reach new heights together! pic.twitter.com/cSQXaAWCtI
— FlyQuest CS (@FlyQuestCS) January 5, 2026
Atualmente na posição #32 do ranking global, a equipa que conta com “story“ até pode sorrir com o 2.º lugar na região da Ásia. O Major não deverá escapar se o nível do quinteto se mantiver, mas os torneios Tier 1 são uma miragem nesta primeira fase de 2026.
opdust lidera e cresce na MOUZ
A vitória desta segunda-feira na Urban Riga Open S2 colocou a academia de MOUZ no lugar #63 do VRS global e o quinteto liderado pelo português “opdust” continua a dar cartas entre o Tier 2/3.
De miras apontadas ao Top 50, a equipa do jovem atleta nacional continua em rota ascendente e “opdust” pode começar a sonhar com palcos maiores se o nível se mantiver para os próximos eventos em LAN.
🥇CHAMPIONS🥇
🏆 @UrbanContenders Open Riga
4-1 in group stage
Clean 3 bo3 vs #friendlycampers, @ASTRALESPORTSLV & @ALGO_esports
Very happy with the individual and team performance this tournament
WP boys @Nikodeon_cs @xelexcs @JoeyCSGO_ @Ay0kcs @LMBT_CSGO @mousesports #VAMOUZ pic.twitter.com/yKQzjgIQb3— Tiago Simão (@opdustcs) January 5, 2026
A ROMAN IMPERIUM CUP IV (15 a 18 de janeiro) contará com a presença do emblema internacional e será uma das oportunidades dos fãs portugueses verem uma das suas maiores pérolas.
Rebels, Famalicão e Ag1l (?)… mais longe
Abaixo do lugar #150 encontram-se vários emblemas nacionais e a questão levanta-se relativamente a André “Ag1l” Gil com uma transferência iminente para a 100 Thieves.
Atualmente o conjunto de “stadodo” ocupa o lugar #151 e o Famalicão vem mais abaixo na posição #163. Os dois clubes longe de poderem sonhar sequer com convites para as fases mais adiantadas de torneios online.
A presença em LANs por inscrição serão aposta clara dos dois emblemas portugueses e da 100 Thieves – que deverá contar com “Ag1l“.
Também Michel “ewjerkz” Magalhães continua sem equipa e está atualmente no banco da Ninjas in Pyjamas. A repetição da presença no Major, depois de Budapeste, parece mais difícil na primeira metade de 2026.
Cut-off em abril
O ranking decisivo para a qualificação rumo ao Major de Cologne, o primeiro de 2026, acontece a 6 de abril e decidirá os presentes nas diversas fases da prova.
Para já, a BC.Game de “MUTiRiS” é a mais próxima de garantir esse sonho (…) mas um bom arranque da 100 Thieves com o boost de pontos em LAN pode rapidamente mudar as contas dos próximos meses.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.