Fotografia: Reprodução Web

O nome já não é desconhecido dos amantes de Counter-Strike: Alexey “OverDrive” Birukov. Entre revelações de contratações e scouting para grandes equipas, afinal quem é este russo?

No dia 15 de dezembro subiu ao palco do Major de Xangai para felicitar e cumprimentar os vencedores do torneio: A Team Spirit. O motivo é simples: Foi “OverDrive” quem ‘encontrou’ e recomendou “donk“, “zont1x” e “magixx” à equipa russa.

 

Atualmente apresenta-se como “Team Spirit scout, insider, CIS influencer” no X, e em entrevista à HLTV durante a BetBoom LanDaLan, falou um pouco sobre a sua passagem pelo FPS da Valve.

Não será exagerado comparar “OverDrive” a um Fabrizio Romano ou até ao empresário português de maior sucesso Jorge Mendes: “A certa altura eu reparei que era bom a avaliar os pontos fortes dos jogadores, e comecei apenas a ajudá-los a entrar em equipas: O n0rb3r7 foi testado na FlipSid3 aos 16 anos. Sugeri Boombl4 à QBF e trabalhei na construção de uma academia da FORZE”, referiu em entrevista à HLTV.

Sobre como encontra os jogadores, o russo de 39 anos é claro: “Eu posso encontrar alguém no FACEIT, alguém pode avisar-me, posso encontrar um jogador na HLTV – é sempre aleatório”, clarificou.

De donk a kyousuke: O sucesso com a Spirit

Foi com a Team Spirit que “OverDrive” estabeleceu a parceria que se apresenta como de maior sucesso. O scout russo está por trás das contratações de nomes como “donk“, “zont1x“, “magixx” e, mais recentemente, “kyousuke“. Mas foi também ele que indicou “degster” – agora na Falcons -, “Patsi” ou “s1ren“.

Relativamente a “donk“, melhor jogador do Mundo em 2024, o insider revelou que o encontrou na CIS League. “Jogámos apenas um qualificador e imediatamente ficou claro para mim que, para um miúdo de 14 anos, era muito bom e tinha de ser apanhado o mais rápido possível”.

OverDrive Donk Kyousuke

OverDrive lado a lado com as pérolas da Spirit: Donk e Kyousuke

Carreira como Insider

Podemos considerá-lo um Fabrizio Romano, ou pelo menos essa é a perceção que fica ao ouvirmos a sua explicação de como se tornou um insider: “Eu conheço toda a gente. Estive no CS a minha vida inteira e conheço toda a gente desde que o CS apareceu: todos jogadores, managers, CEOs, investidores”, referiu antes de esclarecer que mantém uma boa relação com 90% dos envolvidos na modalidade.

“As pessoas sabem que podem confiar em mim e se há alguma coisa que eu não devo escrever, eu não escrevo”, apontou. “Nem toda a gente entende isso, mas leaks são teasers. Tal como existem os trailers dos filmes, mas um leak é um teaser de um trailer (…)”.

Sobre a sua importância em negociações, “OverDrive” não escondeu durante a entrevista à HLTV que por vezes se alinha com organizações ou jogadores para acelerar processos ou revelar algumas histórias.

Questionado pela HLTV sobre se algumas publicações são pagas, o insider foi claro: “Sim, algumas são”.

Futuro de m0NESY

“Não me parece que ele vá juntar-se à Falcons. A G2 quererá vendê-lo visto que o contrato termina no final do ano e se jogar até ao final do contrato será uma perda gigante”, atirou.

“Pode ser a Falcons, mas também pode ser a FaZe, por exemplo”, disse sobre o futuro da estrela russa – afirmando ainda que “m0NESY” deverá querer uma equipa que comunique em russo mas as opções são poucas: VP tem “ICY” e Spirit tem “sh1ro“.

Podes ler a entrevista completa de “OverDrive” na HLTV aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB