Já são quatro os jogos que estão confirmados para a edição inaugural da Esports World Cup na Arábia Saudita em 2024. A Valve apresenta-se com os seus dois porta-estandartes: Counter-Strike 2 e Dota 2.
Depois de uma primeira confirmação que pouco disse aos adeptos de esports portugueses, Mobile Legends: Bang Bang, um MOBA mobile enorme na Ásia, eis que a organização começa a abrir o jogo sobre as restantes modalidades.
No passado dia 2 de fevereiro soubemos que Starcraft II estaria presente através de uma parceria entre a ESL Pro Tour e a organização do evento, parceria essa que abriu portas a outros dois grandes títulos no ocidente.
Esports World Cup 2024 🤝 Counter-Strike 2
Which teams do you think will make it to the largest esports event of all time? 🤨#EsportsWorldCup #CS2 #EWC pic.twitter.com/vpthZWCcGo
— Esports World Cup (@ESWCgg) February 3, 2024
O Counter-Strike 2 é um desses títulos que seguem para o evento através do circuito da ESL, contudo, não fica totalmente claro como é que as equipas se vão qualificar. As publicações nas redes sociais do evento mencionam que o caminho para Riade começa em Colónia, local “sagrado” para os jogadores de CS, sem especificar o significado dessa menção.
O que já é garantido é o acesso direto da vencedora do IEM Katowice ao evento. Podes acompanhar todos os desenvolvimentos do IEM Katowice 2024 na RTP Arena.
Dota 2 fans, get ready to be swept off your feet 🌪️
The #RiyadhMasters is joining the #EsportsWorldCup, and @DOTA2 is about to take the #EWC by storm!
Which teams will be chasing glory in the biggest tournament esports has ever seen? pic.twitter.com/Kjt2rfX6MU
— Esports World Cup (@ESWCgg) February 5, 2024
Como quarto jogo confirmado no evento, e novamente através do circuito da ESL, o Dota 2 vai regressar também à Arábia Saudita. O MOBA da Valve contará com uma atribuição de pontos dedicada a cada torneio que ocorre na primeira metade do ano, dando no fim o acesso às melhores equipas à competição.
Apenas as 20 melhores do circuito ESL Pro Tour conseguirão garantir um lugar no Riade Masters.
Com quatro confirmações já fechadas, restam ainda algumas dúvidas sobre outros grandes títulos do mundo dos esports. Rumores apontam à presença do League of Legends no evento, contudo, a Riot Games ainda não emitiu uma declaração oficial a confirmar a notícia, apenas conversações, dizendo que está a pensar no assunto. A Esports World Cup é a sucessora do Gamers8, evento que em duas edições não contou com a presença da Riot Games.
Em preparação para o evento, a organização criou também fundos de apoio às organizações que estejam interessadas em integrar a lista de participantes. Este fundo foi anunciado no passado dia 1 de fevereiro e dará incentivos em avenças anuais na ordem das centenas de milhares de dólares. Podes saber mais sobre este EWC Club Program aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.