Fotografia: ESL

A polémica acusação de cheating ao sueco Joel “joel” Holmlund conheceu esta quarta-feira um novo episódio com as primeiras declarações públicas do jogador, que nega qualquer utilização de cheats ou intenção de o fazer.

Em declarações à HLTV, “joel” negou categoricamente a utilização de cheats ou intenção de o fazer. A verdade é que a aplicação de anticheat Akros baniu  o atleta ao entrar para o jogo frente à B8 na CCT Europe Series 7.

O jogador que já tinha estado envolvido num caso de resultados combinados e que foi banido durante sete meses pela ESIC sublinhou que as acusações não fazem sentido, até pelo contexto: “Não faz sentido, porque é que eu iria utilizar cheats quando finalmente tive a oportunidade de me redimir?”, questionou o atleta em entrevista à HLTV.

Sem esclarecer o porquê da plataforma de anticheat ter detetado algo de irregular, o sueco apenas referiu que o objetivo a curto prazo passa por resolver este problema e voltar a jogar. Por outro lado, um representante da Akros – anticheat envolvido no caso – tem outra versão do episódio.

Akros encontrou “wallhack, aimbot e triggerbot”

Um representante da Akros, Tristan C., falou também em exclusivo à HLTV para expôr a versão da empresa responsável pelo anticheat e clarificou que foram encontrados ficheiros que estariam a auxiliar o jogador: “ESP (um tipo de wallhack), aimbot e triggerbot”, tudo com customização adicional para parecer o mais humano possível.

Segundo o profissional, “nem todas as ferramentas precisavam de estar a ser utilizadas, por exemplo, o jogador poderia apenas estar a utilizar o triggerbot ou o aimbot ou até apenas o ESP”.

As revelações não ficaram por aqui, com o representante da Akros a referir que o cheat poderia ser comprado por qualquer um e é ‘vendido’ como um hack para ser usado em jogos competitivos e que passaria longe dos radares da Akros.

Tristan C. garantiu ainda que este cheat é executado antes do sistema operativo instalado na máquina e que apenas pode ser removido ou não executado ao reiniciar o sistema operativo em modo de segurança.

BC Game aguarda desenvolvimentos

A BC Game decidiu afastar o atleta do lineup ativo da equipa de Counter-Strike e espera agora desenvolvimentos no caso. No entanto, a solução deverá mesmo passar por um substituto definitivo para o sueco.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB