Fuga de informação revela dados interessantes sobre uma das maiores empresas de gaming do mundo, a Valve.

Chegou a público um documento com informações privilegiadas da Valve relativas ao período entre 2003 e 2021. Este documento faz parte de um caso que coloca a Wolfire Games contra a empresa de Gabe Newell onde havia uma acusação de que a marca estaria a abusar da sua posição de mercado para cobrar percentagens mais altas que as rivais às produtoras que colocam os seus jogos na Steam.

Apesar do caso ainda não estar resolvido, com a Wolfire a manter posição, chegou agora este documento que pode mudar a forma como vemos a gigante do gaming em PC. Segundo consta nos documentos, a Valve, apesar da sua posição como uma das maiores marcas da nossa indústria, apenas tinha 336 empregados em 2021.

Destes empregados, apenas 79 trabalhavam na Steam, a maior loja de videojogos digital do mundo. Na divisão de hardware, de apenas 4 existentes na empresa (Admin, Games, Steam, Hardware) trabalhavam 41 pessoas, sendo agora possível assumir que o número tenha aumentado, dado o sucesso da Steam Deck.

O investimento da marca em produção jogos também parece manter-se estável, havendo um pico em 2017 de 221 milhões de dólares, presumivelmente para o lançamento de Artifact, jogo que falhou nos desejos da marca. Em 2021, o investimento tinha descido para 192 milhões de dólares, podendo já conter os pagamentos no desenvolvimento do Counter-Strike 2 e do novo da Valve que está em desenvolvimento, o Deadlock.

Quanto a valores, a divisão de Admin recebia em 2021 cerca de 158 milhões de dólares, dividida entre 35 trabalhadores, na divisão de Games o pagamento era de 192 milhões para 181 trabalhadores, na loja Steam eram 76 milhões para 79 empregados e na divisão de Hardware, 17.7 milhões para 41 pessoas.

Pavel Djundik, criador da SteamDB, revelou ainda que alguns dados do documento estão apagados sob pedido da empresa, mas apesar das várias caixas pretas no meio do texto, informações de margens brutas e comissões ficaram todas públicas.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, , ,
PUB