Fotografia: ESL | Adela Sznajder

Depois de serem surpreendidas na ronda de abertura desta fase de grupos, G2 e Gambit foram obrigadas a percorrer o caminho mais difícil antes de conseguirem garantir a presença na fase final do IEM Katowice.

A Gambit chegava a este domingo após duelos teoricamente difíceis na lower bracket, onde tiveram de eliminar Copenhagen Flames e Vitality. No jogo derradeiro deste grupo A, a equipa de “HObbit” encontrou pela frente a NIP.

No primeiro mapa, Ancient, Gambit foi atrevida o suficiente para começar a atacar na map pick adversária e conseguir mesmo vencer o T side. Num mapa que habitualmente é de maior facilidade para quem defende, Gambit só teve de manter a consistência e acabou mesmo por fechar por 16:10.

A equipa da zona CIS entrava tranquila em Vertigo. Começou a atacar e fechou sete rondas a seu favor. Quando NIP parecia por cima na partida – vencia por 11:7 – Gambit voltou a agarrar no jogo e só deixou a equipa sueca pontuar mais uma vez. O mapa fechou em 16:12 e confirmou a passagem de Gambit aos playoffs.

Também este domingo, o jogo decisivo da final da lower do grupo B opunha Astralis a G2, que tinham, durante o dia, eliminado por 2-1 fnatic e FURIA, respetivamente.

No primeiro mapa desta final, que foi Ancient, Astralis mostrou-se superior a G2 e, com um CT side impressionante e uma super exibição de “k0nfig“, os dinamarqueses selaram o resultado em 16:12 a seu favor.

A história foi muito diferente nos dois mapas seguintes. Em Dust2, escolha dos franceses, a o lineup dinamarquês praticamente nem entrou no servidor. A única boa memória desse mapa para a Astralis acabou por ser uma grande ronda de Deagle por parte de “k0nfig“. O resultado final foi 16:5.

No decider a história foi ainda pior para Astralis. O Inferno foi realmente infernal para os dinamarqueses, que só meteram uma ronda na primeira parte e perderam o pistol na segunda half, acabando com a esperança que ainda podia restar. A G2 confirmou a presença nos playoffs após esta vitória por 2-0.

A Heroic defrontou e atropelou a Virtus.pro na final da upper do grupo A. O primeiro mapa, Mirage, fechou em 16:5. O segundo, Vertigo, acabou 16:10. Ambas as equipas já tinham garantido vaga nos playoffs, mas Heroic salta para as ‘meias’

No último jogo do dia, NAVI e FaZe, que já tinham garantido a presença na fase final, equilibraram-se num jogo que teve de ir a decider.

Em Mirage, a FaZe esteve sempre por cima e chegou mesmo a estar a vencer por 15:11, mas deixou NAVI recuperar e levar o jogo a overtime, onde acabaria por vencer. As duas já tinham lugar nos playoffs, mas NAVI segue direta para as meias-finais.

Voltamos com a IEM Katowice na próxima semana no canal Twitch da RTP Arena.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, , , ,
PUB