A maior federação de desportos automóveis, a FIA, deu o primeiro passo para a regulamentação dos esports de corridas.
Durante os últimos dias, a direção internacional da FIA – Fédération Internationale de l’Automobile – tem estado reunida para alinhar as regras e regulamentos das competições de desportos motorizados em 2025, que vão desde a F1 ao WRC.
Pela primeira vez, contudo, um dos centros de discussão da reunião foram os esports, que a FIA já tem vindo a reconhecer ao longo dos anos. Em 2024 a federação até já mostrou apoio direto a duas competições (F4 Esports Global Championship e Jogos Olímpicos de Esports), optando já por avançar com uma linha regulamentar para os torneios de Sim Racing ou outros tipos de desportos motorizados virtuais.
Com a criação deste novo livro de regras, a federação pretende lançar já a estrutura para aquela que possa vir a ser uma linha unificada e estruturada de regulamentos que abraçam todas as competições deste género de videojogos. O FIA Esports Code será já usado para regular algumas das competições que se avizinham, não revelando quais, e dará estruturas legais para que torneios nacionais possam ser desenhados com uma base e princípio pré-definido.
A federação garante ainda que o novo Esports Code foi adaptado diretamente do ISC, o código internacional para a prática de desporto.
Another significant step in the development of Esports competitions has come today, as the World Council approved the creation of an FIA Esports Code (Appendix E) – the first such framework created by a global sporting federation.
All real-world motor sport competitions are… pic.twitter.com/cVORRPaReX
— FIA (@fia) December 11, 2024
Lê as últimas novidades dos esports aqui.