Uma acusação feita esta quinta-feira nas redes sociais pelo atleta Mohammad “BOROS” Malhas deu conta de um alegado caso de combinação de resultados de larga escala.
Xu “somebody” HaoWen, veterano atleta chinês de 30 anos, é o alvo das acusações tornadas públicas esta quinta-feira pelo atleta que já representou equipas como Falcons ou Monte.
O caso apresenta-se como bastante ‘fresco’ e terá acontecido no primeiro semestre de 2025. Segundo informações de “BOROS“, quando o atleta estava na China, “somebody representava a Rare Atom, e ele e os seus amigos pediram-me para combinar resultados”, começou por referir.
“Eu recusei”, afirmou prontamente o jogador de 21 anos da Jordânia, antes de atirar: “Pessoas assim têm de ser banidas dos Esports. Obrigado à JiJieHao por me ter afastado dessas pessoas a tempo e obrigado aos fãs chineses”, pode ler-se no X.
Hey everyone,when i was in china @somebodycs he was playing in rare atom in the time he and his friends asked me to match fix and i refused and this people need to getbanned from esports thanks for @jijiehaocs2 for getting me out from this people in the time thanks for china fans
— BOROSCS (@boroscs) September 4, 2025
Esta declaração pública aconteceu na sequência de um tópico de Reddit a apontar o nome do jogador chinês como um dos cabecilhas de um esquema de combinação de resultados – a publicação foi entretanto apagada.
Entre os nomes ligados ao alegado caso aparece ainda o de Mr.C, suposto primo de somebody, que detinha o controlo das organizações Wings Up e ATOX.
Além das acusações de manipulação de resultados por parte do veterano chinês estavam ainda outras como utilização de cheats – apesar de nenhuma prova ter sido apresentada.
De realçar que “somebody” é um dos grandes nomes do CS na China da última década. Representou organizações como TYLOO ou Rare Atom e esteve presente em cinco torneios de Major. O atleta ainda não se pronunciou sobre o caso.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.