Com a Stage 1 das ligas regionais a entrarem na sua fase decisiva, vários portugueses ainda apontam à qualificação para o VCT EMEA Clash.
Nova competição no calendário da região, o EMEA Clash será jogado de 16 a 26 de fevereiro com um representante de cada liga regional a juntarem-se a todos os conjuntos do Kickoff que não garantiram um lugar no Masters Santiago.
Em quatro das seis ligas regionais, existem atletas portugueses a competir com chances reais de alcançarem a nova prova, tais como Fizzy na DACH ou OLIZERA em Espanha, os dois que estão mais próximos de lograr essa qualificação.
Invicto no seu grupo com a Eintracht Frankfurt, Fizzy está a um passo de garantir a presença no VCT EMEA Clash – o português irá enfrentar, pelas 16:00 deste domingo, a FOKUS Clan num tiebreaker BO3 que decide a cobiçada vaga.
Mais perto do nosso país, o regresso de OLIZERA à UCAM vai dando frutos e já adicionou mais uma ida a Playoffs ao ex-Apeks, jogador que já esteve nesta situação por diversas vezes mas ainda não conquistou o troféu da VCL Rising.
The final climb towards EMEA Clash starts January 29th!
16 teams in a single-elimination bracket with the NORTH//EAST Clash spot on the line!
Who will be our champion to face the competition from the other Challenger Leagues and VCT EMEA?#CLNE pic.twitter.com/RnC7VnkAPr
— Samsung Odyssey Challengers NORTH//EAST (@valleague_ne) January 27, 2026
Seed #4, OLIZERA está a dois BO5s de distância de se consagrar campeão da Stage 1, o primeiro deles diante do Barça também no dia 1 de fevereiro às 16:00, estando a final da liga espanhola agendada, ainda sem hora, para o dia 8 de fevereiro.
No Kickoff da VCL NORTH//EAST, Akira sobreviveu ao formato suíço com um recorde de 3-2 pela LEO, preparando-se agora para enfrentar a Liquid Academy naquela que será a primeira de quatro eliminatórias rumo ao título regional.
O jogo de mata-mata acontece já nesta sexta-feira, sendo ENTERPRISE e MIR as primeiras confirmadas no Top 8. Na MENA, tomaszy e Cunha20 são os jogadores que vão representando o cenário português com Team RA’AD e GnG Amazigh.
Em 3º e 4º lugar da divisão norte-africana com registos de 3-1, os portugueses ainda contam com duas jornadas para se tentarem tornar nos melhores classificados da liga, apurando-se para o VCT EMEA Clash a equipa com o melhor recorde a 10 de fevereiro.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.