A Apeks, organização nórdica de esports, lançou durante a passada semana um vídeo de sensibilização aquele que apelidam como um dos “cantos negros do gaming”.

Infelizmente acabam por ser comuns os relatos de jogadoras que consideram ser difícil encontrar um ambiente amigável e agradável para jogar online com jogadores desconhecidos.

Desde insultos gratuitos à rápida objetificação, os relatos são comuns e acabam por ser, muitas vezes, ignorados pelo público geral.

Para chamar atenção a este problema, a Apeks publicou um vídeo com a ajuda de um dos seus jogadores de CS:GO, Joakim “jkaem” Myrbostad, onde este jogou um mapa de CS:GO, mas com a voz alterada para um timbre feminino. Os resultados falam por si e o próprio jogador mostrou-se chocado com a experiência.

Em Portugal foi também criado um movimento – o SGE, ou Support Gaming Equality – que procura lutar pelas igualdade entre o público de videojogos masculino e feminino, propondo-se também a ajudar raparigas que possam estar a sentir dificuldades a integrar-se no meio.

Carolina Correia, uma das fundadoras do SGE, deixou umas palavras à RTP Arena relativamente ao vídeo e ao assunto:

A desigualdade entre o género feminino e masculino no gaming é real e é algo que não pode ser deixado de lado. Por exemplo, está comprovado que 40% das mulheres que jogam videojogos sofrem diariamente de múltiplos abusos verbais da parte de jogadores masculinos enquanto jogam títulos multiplayer. Posto isto, a Support Gaming Equality surge então como um projeto que apoia a igualdade de género e aborda esta temática, raramente debatida na comunidade. Lutamos diariamente pelo respeito das mulheres e queremos permitir às mesmas de participarem ativamente nesta comunidade, seja como jogadoras, streamers, viewers, apoiantes, profissionais, etc.

O vídeo acima é apenas um dos exemplos daquilo que milhares de mulheres sofrem diariamente e não devemos ficar indiferentes, mas sim sensibilizar e quebrar este enorme tabu. Este é o nosso principal foco, mas que deveria ser o de todos nós – por isso façam-no não só pela comunidade, mas também por vocês!

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB