A Ubisoft parece não ter um dia de descanso com o seu novo Assassin’s Creed: Shadows e as acusações de plágio multiplicam-se.

Depois das críticas quanto à escolha das personagens, surgem novos dramas à volta do próximo grande título da Ubisoft. Assassin’s Creed: Shadows marca a viagem da série até ao Japão, mas o processo de pré-lançamento do jogo está a ser um dos mais atribulados de sempre da marca.

Em junho chegou a público que a marca teria usado imagens protegidas para criar as suas artes conceptuais, com um grupo de de recriação militar a chamar a atenção para a presença da sua bandeira numa das imagens do jogo.

Passado quase um mês, a marca retratou-se através da conta japonesa, o que levantou novamente poeira em torno do jogo. A marca prometeu não voltar a utilizar  ou distribuir esta arte, excepto nos Artbooks das Edição de Colecionador.

Os fãs questionam o porquê deste pedido de desculpas ser feito apenas dirigido ao público japonês, dado que esta arte estará presente em todos os livros de arte conceptual das edições de colecionador do jogo, em todo o mundo.

Nesta imagem podem ver a bandeira do Sekigahara Teppo-tai no lado direito, por baixo de outra bandeira preta e amarela:

Este pedido de desculpas, que para os fãs não passa de ação de relações públicas para proteger a sua imagem, caiu totalmente ao lado das expectativas. Os utilizadores da rede social X aproveitaram ainda a publicação para levantar outros casos de utilização óbvia de imagens do Google para desenvolver outras peças de arte conceptual.

Numa análise minuciosa a outra imagem, detectaram que praticamente todos os elementos são retirados de pesquisas rápidas no Google e usados praticamente na sua forma original no contexto da imagem.

Estes foram outros plágios (muitos) encontrados noutra imagem conceptual do jogo (abre as imagens noutra janela para veres em tamanho maior):

O Assassin’s Creed: Shadows chega no dia 12 novembro de 2024 para todas as consolas de última geração e PC.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB