Fotografia por: ESL FACEIT Group/Adam Lakomy

A primeira metade de 2024 terminou sem que uma equipa conseguisse tornar-se hegemónica no que toca a grandes conquistas, mas terá existido um jogador em claro destaque?

Entre as equipas do Top 30, a primeira metade do ano viu três nomes destacarem-se entre os demais… Se dois partilham a mesma role, o terceiro foi a confirmação de uma surperestrela: “donk“.

donk“, “ZywOo” e “m0NESY” foi o trio de destaque no que toca a rating nesta primeira metade de 2024, com o jovem rifler a liderar o Top 3. O 1.44 de rating colocou o atleta da Spirit no topo de uma lista que viu os jogadores da G2 estarem entre os que mais mapas disputaram – mais de 90 em “NiKo“, “huNter-” e “nexa“.

m0NESY” acabou mesmo por disputar 89 mapas e 1979 rondas nesta primeira metade de 2024, assegurando um impressionante rating de 1.30.

donk Team Spirit IEM Katowice CCT

Fotografia por: ESL/Stephanie Lindgren

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

XANTARES entre os melhores riflers

De rifle na mão, o turco “XANTARES” voltou a figurar entre os melhores ao lado de nomes como “donk” [num ‘campeonato à parte’ com os números acima referidos], “Twistzz“, “xertioN“, “NiKo” e “frozen“.

Apesar de ter disputado apenas 70 mapas, o atleta da Eternal Fire fechou a primeira metade de 2024 com 1.21 de rating.

Destaque claro para “NiKo” com 1.16 de rating em 92 mapas disputados, algo que apenas “frozen” se aproximou com um rating de 1.15 no mesmo número de mapas.

XANTARES Eternal Fire

Fotografia: Adam Lakomy | ESL Gaming GmbH

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

Não há entrys como eles…

No que toca às opening kills, os nomes de “donk“, “YEKINDAR“, “XANTARES” e “xertioN” destacam-se.

O atleta da Letónia foi mesmo quem mais tentou abrir caminho para as vitórias nas rondas, mas ficou longe de ser quem mais sucesso obteve nessas tentativas.

Com 32.1% de envolvimento em tentativas de abertura de ronda, “YEKINDAR” acabou por apenas ter sucesso em 44.9% dessas vezes. Nesta contagem estiveram 1619 rondas do atleta da Liquid.

YEKINDAR Liquid

Fotografia: Stephanie Lindgren | ESL Gaming GmbH

Mas voltou a ser a superestrela “donk” a acumular a melhor média entre percentagem de tentativa e sucesso alcançado: Em 29.7% das rondas tentou abrir para a sua equipa e em 57.7% dessas vezes alcançou o objetivo.

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

Frieza de pistols

As pistol rounds ganharam ainda mais importância com a chegada do MR12 e a verdade é que tivemos nomes que se destacaram nestes momentos.

frozen” foi mesmo o melhor a nível de rating nas rondas de pistola (1.47) e também aquele que mais mapas disputou lado a lado com “NiKo” (1.44), o segundo nesta lista seguido por “sh1ro” (1.41).

frozen FaZe

Fotografia: SC PGL Esports S.R.L.

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

Jame, o herói das flashes

Os IGLs estiveram em destaques no que toca a utilização de granadas, especialmente flashes. “Jame” foi quem mais sucesso conseguiu através do lançamento destas granadas e manteve os seus oponentes flashados em média durante 2.87s por cada tentativa.

Perto deste valor, apenas o dinamarquês “cadiaN” esteve perto com 2.69s de média.

Os dois capitães foram também aqueles que mais se destacaram no lançamento de flashbangs com uma média de 1.03 por ronda para “cadiaN” e 1.05 para “Jame” – o terceiro foi “MAJ3R” com 0.88.

Jame Virtus.pro PGL Major pro league

Fotografia por: PGL Esports/Stephanie Lindgren

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

Silenciosamente entre os melhores

Se é verdade que os nomes acima pouco surpreenderam nas suas categorias e brilhantismo estatístico, é importante também sublinhar alguns nomes que por uma ou outra razão poderiam ter sido esquecidos.

É aqui que podemos apontar o nome do russo “Magnojez” da BetBoom como um dos atletas a ter em conta para o que resta de 2024.

O jovem de 19 anos que passou pela academia de Spirit antes de ingressar na BetBoom terminou a primeira metade do ano com um rating de 1.14 e colocou-se entre os nomes da elite do Counter-Strike.

E se do atleta da BetBoom poucos até podem ter ouvido falar, há um outro nome que tem de ser apontado: “dupreeh“.

dupreeh Preasy RMR Major

Fotografia por: PGL

Com passagens por Preasy e agora Falcons, Peter “dupreeh” Rasmussen realizou uma primeira parte de ano muito interessante e bastaram apenas alguns jogos com a Falcons para elevar o seu rating para uns respeitáveis 1.12 – à frente de nomes como “flameZ” ou “mezii“.

A segunda metade de 2024 no que toca à competição de Counter-Strike ao mais alto nível está prestes a arrancar e veremos se novos nomes se vão juntar a esta amostra de qualidade. A verdade é que “donk” corre quase isolado para ser o melhor do ano!

(Filtro utilizado em hltv.org: Todos os jogos; 2024; Top 30; Todos os mapas)

*Os dados de “donk” foram interpretados e adicionados individualmente em cada categoria devido a um problema na filtragem no site hltv.org.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB