Olá malta! Daqui Jota como sempre!
Desta vez para fazer um rescaldo do que se tem passado nos últimos tempos. Desde que o mais recente patch saiu, penso que é seguro dizer que o metagame estabilizou. Apesar do meta snapshot da team Gwentlemen colocar Control Scoia’tael em primeiro lugar, é quase de opinião unânime que Monsters é neste momento “A facção”. Mais especificamente, decks liderados por Dagon.
Dentro desta liderança, temos vários arquétipos a fazer estragos por essa ladder. A base é sempre a mesma: Weather Value. A partir daqui, o resto são preferência e/ou meta call. Observemos alguns exemplos:
AdamNadrac Dagon Weather Value [#7 Global – 14/07/2017]
Lista puramente à base de weather value. Além de Fog, temos ainda a possibilidade de tentar puxar um weather clear com os Bitting Frost vindos de Wild Hunt Hound. Aqui vemos também a inclusão de Thunderbolt Potion. Esta é um bom buff para os Harpy Egg visto que, se o oponente decidir lidar com eles, não se perde tudo, visto que fica um corpo com 3 de poder por cada morte. Ao jogar com Harpies sem ter efeitos de Consume, Bekker’s Twister Mirror é quase uma carta obrigatória. Quando utilizada na altura certa, geralmente é devastadora. Caso estejamos a jogar contra algo cujos corpos sejam pequenos (mirror match por exemplo), Frightener entra para salvar o dia que, além de draw, possibilita a utilização da do Mirror.
Hive King’s Dagon Weather Tokens [#3 Global – 21/07/2017]
Como tinha dito anteriormente, a base é sempre a mesma. Aqui, além do normal, temos value extra a partir de Yennefer. Não deixem que esta cara bonita vos engane. Num deck que se enche o campo com facilidade, o boost que esta menina dá é, muitas vezes, o suficiente para virar o jogo a nosso favor. Esta é especialmente boa num ambiente de control. Estes são muitas vezes compostos maioritariamente por poucas unidades, aumentando mais ainda o boost. Transformando as pequenas pestes em ameaças relevantes, deixa de haver resposta para tudo.
Outra curiosidade, já repararam que, em ambas as listas existe um Lascerate? Pois isto é já uma tech que diz: “eu sei que vou apanhar imensos mirror matches, por isso, cá vai disto”. Da mesma forma que a Yennefer é óptima para um deck cheio de corpos, também Lascerate passa a ser contra tal. E Hive King até vai mais longe! A jogar com Old Speartip consegue obter um efeito semelhante com uma presença incrível! A sua activação contra outros decks de Dagon Weather, não é nada preocupante, criando um swing de poder devastador.
Impetuous Panda’s Hybrid Dagon [#5 Global – 17/07/2017]
Sendo o jogador que mais acompanho, pessoalmente, esta foi uma lista que me despertou bastante a atenção. Impetuous Panda, pro player espanhol, andou imenso tempo a insistir no arquétipo Consume puro, liderado por Unseen Elder. Depois de muito tentar, era inevitável a mudança. No entanto, não mudou completamente. Então criou uma mistura entre os dois arquétipos! Desta forma, caso o adversário esteja demasiado preparado para weather, temos um plano B. Além do poder base do controlo climático, existe aqui uma vantagem clara em relação aos outros na ronda 3. Os Neker fazem essa vantagem. Além de um carry over muito mais relevante, passam a ser cartas de bronze com força geralmente superior a 10, cada uma. Se começarmos a ultima ronda com um Nekker em jogo e um no deck, jogando um Vran Warrior apenas, conseguimos criar uma força total em média superior a 25.
Além das tech Lascerate, 2 dos 3 decks mostrados jogam também com o combo Caranthir + Water Hag, sendo esta ultima basicamente um Lascerate com +3 de força. Para conseguir o full value destas cartas, é necessário seduzir o adversário a utilizar cartas como Woodland Spirit na linha Melee. Esta linha tem, regra geral, o maior número de unidades. Logo, juntando tudo com o Caranthir, podemos depois dar uma valente cacetada para o adversário não se ficar a rir.
Dito isto e para concluir, MVPs da semana: Dagon, claramente o líder mais carismático dos últimos tempos; Lascerate, a tech mais utilizada para limpar o carisma todo ao Dagon; Foglet e Celaeno Harpy, simplesmente porque estão em todo o lado…
Segue o João “JotaPSM” Marreiros nas redes sociais:
FACEBOOK
TWITTER
Mais informações sobre o GWENT aqui!
Lê as últimas novidades dos esports aqui.