E eis que arrancam oficialmente os primeiros jogos oficiais na cidade polaca de Katowice. Os primeiros passos dentro do servidor em direcção ao primeiro Major de 2019 estão a ser dados.
Ontem arrancaram os primeiros jogos do Minor europeu que vão qualificar duas equipas para o New Challengers Stage que irá arrancar no próximo dia 13 de Fevereiro e uma para o Minor Play-In que se realizará no dia 27 de Janeiro.
Os grupos que já tinham sido anunciados estão a ser disputados em formato GSL (bracket em eliminação dupla). Os jogos de abertura foram todos disputados à melhor de um mapa enquanto que os seguintes serão todos disputados à melhor de três mapas.
Ontem foram disputadas seis partidas e duas equipas já carimbaram o seu passaporte para o Play -off do Minor, dando assim mais um passo em direcção à tão desejada vaga no Major. O primeiro dia um pouco à imagem daquilo que aconteceu no Minor da Europa de Leste que está a ser disputado em simultâneo, foi recheado de surpresas. Com os ENCE garantirem já no primeiro dia um lugar na próxima fase do evento.
Jogos inaugurais do Grupo A (Vitality, OpTic, Mousesports e Valiance)
O dia no grupo A arrancou com um jogo grande, a nova equipa francesa dos Vitality tinha a dificil tarefa de enfrentar os OpTic no mapa Dust 2. Tradicionalmente as equipas dinamarquesas têm-se vindo a mostrar muito competentes neste mapa, e tendo em conta que esta partida seria disputada apenas neste mapa existia a real possibilidade da equipa francesa cair cedo para a metade inferior da bracket. Porém, e com muito mérito do jovem francês Mathieu “ZywOo” Herbaut que conseguiu uma média incrível de 96.2 de dano por ronda, acabaram por vencer a equipa dos OpTic por um resultado convincente e justo de 16-8.
Em seguida foi a vez das equipas dos Mousesports e dos Valiance estrearem-se na competição. E foi aqui justamente onde as surpresas começaram a aparecer. A equipa de nucleo sérvio dos Valiance chocou a comunidade internacional com uma vitória tangencial sobre a equipa internacional que esteve em destaque durante grande parte do ano de 2018 no mapa Mirage, a grande performance de Chris “ChrisJ” de Jong não foi suficiente para impedir o resultado desfavorável de 16-14 para a sua equipa.
Jogos inaugurais do Grupo B (ENCE, Ex-Space Soldiers, Windigo e North)
O grupo B começou com a equipa finlandesa dos ENCE defrontar a equipa dos Ex-Space Soldiers, a equipa turca, que neste momento não representa qualquer organização viu-se obrigada a trazer o jogador australiano Yaman “yam” Ergenekon para ocupar temporariamente o lugar deixado vago por İsmailcan “XANTARES” Dörtkardeş, que abandonou a equipa no dia 23 de Dezembro para representar a equipa internacional dos BIG. Numa partida sem grande história a equipa dos ENCE acabou por vencer de forma autoritária a equipa dos Ex-Space Soldiers por 16-6 no mapa Train. Grande destaque para o colectivo da equipa finlandesa com quatro dos seus cinco jogadores a atingirem um rating HLTV superior a 1.0!
Logo depois, foi a vez das equipas dos Windigo e North se defrontarem no mapa Overpass, e mais uma vez uma enorme surpresa e um grande jogo de Counter Strike para todos os fãs do mundo inteiro! A equipa búlgara dos Windigo desmantelou por completo a equipa dinamarquesa dos North por um resultado de 16-6. Os North que apesar de não estarem propriamente num momento de forma favorável nos últimos meses era considerada a favorita para esta partida, no entanto, os Windigo que começaram no lado atacante do mapa, cedo demonstraram que não viajaram à Polónia para passear e cedo dominaram o mapa no lado tradicionalmente mais difícil. Destaque para Viktor “v1c7oR” que com uns incríveis 81.8% de taxa de influencia na partida dominou por completo o quinteto dinamarquês.
Partida para disputa de primeira vaga dos Play-offs do Grupo A
O primeiro dia do Minor europeu começava a ficar perto do fim e chegou a vez das equipas dos Vitality e Valiance disputarem uma partida à melhor de três mapas para decidir quem ficaria com a primeira vaga nos play-offs do minor e indiscutivelmente bem perto da vaga no New Challengers Stage do Major.
O primeiro mapa foi Mirage, escolha da equipa dos Valiance. Um mapa imprprio para cardíacos que foi apenas decidido em overtime onde a experiência da equipa francesa veio ao de cima e demoliu por completo a equipa dos Valiance fixando o resultado em 19-15. Mais uma vez Mathieu “ZywOo” Herbaut mandou na partida, esteve no topo ou muito perto disso de forma transversal em quase todos os pontos de avaliação individual. Um mapa quase perfeito por parte do jovem jogador francês.
O segundo Mapa foi a escolha dos Vitality, Inferno, este foi um mapa um pouco mais calmo que o primeiro que culminou com uma vitória dos Valiance por 16-11. A equipa dos Vitality nunca conseguiu impor de forma convincente o seu jogo com destaque pela negativa para o veterano Cédric “RpK” Guipouy que com apenas 10 frags neste jogo, não esteve de todo perto dos níveis individuais que esta partida exigia.
O mapa final que sobrou na fase de vetos para disputar caso não houvesse vencedor definido no segundo mapa foi o clássico dust2. E se já estavamos habituados a mapas renhidos a esta altura. O terceiro mapa foi um autentico balde de água fria para a equipa dos Valiance. 16-4 foi o resultado desta partida, a favor da equipa dos Vitality que começou a defender e foi mesmo irredutivel na primeira metade do jogo! Com uma performance de antologia de Nathan “NBK” Schmitt dominou por completo a oposição com uns impressionantes 111.7 de dano médio por ronda!
Partida para disputa de primeira vaga dos Play-offs do Grupo B
O último jogo do dia foi disputado entre as equipas dos ENCE e Windigo, enquanto que a equipa dos ENCE estava vinha de uma partida que todos os criticos esperavam uma vitória categórica que de facto conseguiram atingir, já a equipa dos Windigo vinha duma partida em que surpreendeu tudo e todos ao vencer a equipa dinamarquesa dos North.
O primeiro mapa, escolhido pelos ENCE foi Mirage. Um mapa muito disputado entre as duas equipas onde a equipa finlandesa começou a atacar, e de que maneira. Cedo chegou à vantagem e conseguiram terminar a primeira metade do mapa com um parcial de 11-4 a seu favor. Na segunda metade do mapa, a equipa dos Windigo conseguiu dar um ar da sua graça e esboçar uma tentativa de volta à partida, no entanto, a equipa dos ENCE conseguiu recuperar e fechar a partida por 16-11. Destaque para Jani “Aerial” Jussila que teve um primeiro dia de Minor incrível e conseguiu superar toda a gente no servidor a nível individual.
Se no primeiro mapa, a equipa dos Windigo ainda conseguiu dar luta, no seu próprio mapa foram completamente obliterados. Inferno foi o derradeiro mapa desta partida com a equipa dos ENCE a começar do lado defensivo. Com Alksi “allu” Jalli à cabeça a equipa dos ENCE fechou por completo as portas do mapa à equipa internacional dos Windigo. Acabando por estabelecer o primeiro parcial da partida por 13-2 com vantagem para os ENCE. Já na segunda metade do mapa apenas se jogaram quatro rondas, a equipa dos ENCE conseguiu a vitória no segundo pistol do mapa e a ronda seguinte acabando por perder na primeira ronda de armas, porém, imediatamente recuperaram e fecharam o mapa na ronda imediatamente a seguir. É caso para dizer “Easy for ENCE“.
Assim se deu por terminado o primeiro dia do Minor Europeu em Katowice na Polónia com grande Counter Strike e grandes surpresas a agraciarem os fãs. Não percas amanhã os resumos dos jogos de hoje onde vamos ter as primeiras equipas a ficarem de fora do Major!
Lê as últimas novidades dos esports aqui.