Este fim de semana tivemos os qualificadores ibéricos abertos para a Mercedes-Benz Cup.
Cada dia teve um qualificador independente, em que cada um deles apurava 2 equipas para o qualificador fechado, que vai ser realizado no dia 20 de Maio. Se no dia de sábado tivemos um maior domínio pelas equipas portuguesas, no domingo, o domínio foi totalmente das equipas espanholas.
Vamos fazer um pequeno resumo sobre o que se passou nestes qualificadores, começando pelo 1º qualificador, realizado no sábado dia 12 de Maio.
Qualificador #1
Um qualificador bastante interessante, alguns resultados surpresa e outras confirmações. Os principais candidatos à qualificação eram os OFFSET, Movistar e KPI, que tinham de defrontar algumas equipas portuguesas que claramente tinham a sua chance neste qualificador, como é o exemplo dos EGN, ASP, Team HD e Galatics.
Até à ronda 32 correu tudo dentro do esperado, mas depois as melhores equipas obrigatoriamente começaram-se a encontrar. Vimos os OFFSET eliminarem os Galatics, os DTRSS venceram a equipa dos EGN e por fim os KPI eliminaram os Team HD nos confrontos entre equipas com aspirações de qualificação.
Na ronda 16 tivemos um resultado surpresa, a equipa dos ASP conseguiu surpreender naquele que é o seu mapa de eleição, Cache, a equipa dos KPI, com uma vitória por 16-14. A equipa portuguesa arrancou com todo o gás, depois deu um ligeiro choke onde permitiu uma grande recuperação por parte da equipa espanhola, que acabou por cair nas duas últimas rondas, ficando assim eliminada do qualificador.
Na mesma ronda, tivemos um bom duelo português entre OFFSET e Hexagone, no qual a melhor equipa portuguesa ganhou por 16-9 em Train.
Os ASP continuaram embalados depois da vitória vs KPI e levaram também de vencidos os Panthers nos quartos de final, jogo disputado até à última, terminando apenas em overtime com uma vitória de 25-22.
Os OFFSET que vinham a eliminar algumas das melhores equipas portuguesas, apanham os Movistar nos quartos de final, naquele que foi possivelmente o jogo onde mais se vibrou, de um lado tínhamos a melhor equipa nacional e do outro tínhamos a possível nova equipa dos MuTiRiS. O mapa Train, já tinha levado o selo de qualidade por parte da equipa portuguesa, que lá, volta a tombar um grande espanhol. Vitória clara por 16-7 naquele que sem dúvida o jogo do dia.
Seguimos fortes após uma grande batalha ibérica frente aos @Movistar_Riders
⚔ Train : 16-7
ADELANTE 👏 @PRcsgoo @JUSTcsgo_ @zlynxCSGO @officialstadodo @rizzaimer pic.twitter.com/39pprPUtdT
— OFFSET Esports (@Offset_Esports) 12 de maio de 2018
Nas semi finais, jogos que iam ditar as duas equipas apuradas, os OFFSET enfrentaram a equipa dos AnanaSs, que composta por jogadores que continuam a dar que falar nos qualificadores, tinham já deixado para trás, defs e x6tence Black. Os ASP também com um excelente percurso iam defrontar a mix team composta de excelentes jogadores espanhois, os DTRSS que foram tendo um passeio tranquilo até esta fase mais terminal do qualificador.
OFFSET e DTRSS venceram os seus jogos por 16-4 e 16-2 respectivamente, conseguindo então o apuramento para o qualificador fechado.
Qualificador #2
Neste 2º qualificador tivemos maior presença espanhola, as equipas dos gBots, MAD Lions e ThunderX3 Baskonia juntaram-se a Movistar e KPI que não conseguiram a qualificador no dia anterior. Do lado português tivemos novamente os Galatics, defs, Panthers, Hexagone, Team HD e EGN.
Foi um qualificador sem grandes surpresas, vimos os gBots a ser o grande carrasco das equipas portuguesas, eliminaram EGN e Panthers na ronda 64 e 32 respectivamente. Caindo depois para os MAD Lions na ronda 16.
Os Hexagone foram obrigados a desistir do qualificador por alegadamente terem tido problemas técnicos em 1 dos pc’s e ‘caíram’ na ronda 32.
Galatics conseguiram vencer o ‘duelo’ com os Team HD em Mirage, num jogo que terminou 22-18.
As três equipas favoritas foram confirmando isso mesmo, e curiosamente tivemos 4 equipas espanholas em 4 possiveis nos confrontos das semi finais. Os Galatics foram eliminados pela equipa dos Movistar em Overpass, num jogo que terminou 16-7 a favor da equipa espanhola.
Para determinar quais seriam as duas equipas a garantir a qualificação a equipa dos Movistar tinha um jogo teoricamente fácil e apesar de ter alongado em demasia um jogo que facilmente podia ter fechado, venceu por 16-9.
Na outra semi final tinhamos um excelente jogo, KPI vs MAD Lions, duas das melhores equipas espanholas a lutar por um lutar para dia 20 de Maio. A equipa de Luis “ZELIN” Lousada acaba mesmo por dominar o jogo que inicialmente estava bastante dividido e vence por 16-6 em Train.
Dia 20 vamos ter sem dúvida alguma um excelente qualificador fechado que será jogado em single elimination em série de BO3. O sorteio já foi realizado e vamos ter então os seguintes jogos:
- OFFSET vs Movistar Riders às 13h
- KPI vs DTRSS às 16h
Lê as últimas novidades dos esports aqui.