Imagem de Qual foi o jogo mais visto em Portugal na 1ª metade de 2025?

Metade de 2025 já lá vai e podemos já fazer uma primeira análise ao mundo do streaming português com o apoio da Streams Charts.

O público português continua a inclinar para os jogos de ação, táticos e shooters em 2025, uma tendência que se segue de ano para ano, com títulos como Counter-Strike, League of Legends e Grand Theft Auto V a liderarem novamente o conteúdo mais visto dos criadores portugueses.

Cerca de 15,81 milhões de horas vistas nas transmissões de criadores nacionais foram relativas a jogos de ação, onde se inserem os 3 jogos mais vistos dos primeiros 6 meses. LoL, CS2 e GTA V são os grandes impulsionadores deste género que é o mais seguido, para já.

Logo de seguida aparece o género de shooters, com 12,37 milhões de horas vistas, guiada em grande parte pelo Counter-Strike, Fortnite e VALORANT. Logo na terceira posição aparece os jogos tácticos, onde o League of Legends leva a maior parte do bolo, com 8,48 milhões de horas vistas.

Vale relembrar que os jogos podem estar inseridos em vários géneros, como é o caso do trio de elite para os portugueses. Podes conferir em detalhe o top 10 entre janeiro e junho de 2025:

Como Nazar Babenko, Product Manager na Streams Charts, refere: “Os espectadores portugueses preferiram predominantemente shooters e jogos de ação nos últimos 6 meses, como apenas esses dois géneros a ultrapassarem os 10 milhões de horas vistas. Categorias como GTA V, CS2 e League of Legends contribuíram para isto. De forma peculiar, o género IRL está abaixo de muitos géneros de jogos nesta lista, com jogos táticos, de aventura e mundo aberto a ficarem acima.

A prova da superioridade desses géneros é depois comprovada pelas categorias mais vistas em Portugal, onde o Counter-Strike domina por completo, seguido, no gaming, por GTA V e League of Legends. Just Chatting e Slots são outras categorias a ter em conta no cenário português, que acabam também por eclipsar a categoria IRL, que parece não resultar em Portugal da mesma forma que resulta noutros países, pelo menos na Twitch.

A fechar o top 10 de categorias, aparecem ainda EA FC 25, Fortnite, DJs (categoria de música) e VALORANT, já com valores consideravelmente mais baixos, mas ainda assim suficientes para entrar na seleta lista.

De reforçar também que estas são as categorias mais vistas transmitidas por criadores portugueses, não estão equacionadas números de criadores não portugueses para os números.

A força do Counter-Strike 2 pode ser justificada em parte pelo impacto dos criadores de conteúdo mais vistos dos primeiros 6 meses (1 de janeiro a 30 de junho) com nomes como Move_Mind, zorlaK, PR e rmn a garantirem lugares no top 10.

Kamus é o único criador de League of Legends a figurar na lista, na 10ª posição, apesar de ser o streamer com o recorde de maior número de subscrições em Portugal, 4761, conquistado em fevereiro.

Contrastando com os criadores na Twitch, o 1º lugar dos primeiros 6 meses surge de outra plataforma. No YouTube, Rayder, o segundo com menos horas transmitidas durante o período supramencionado, apenas 476 horas e 50 minutos, é também o mais visto por uma larga margem: 1,97 milhões de horas vistas para 1,56 milhões de horas vistas do segundo maior streamer destes 6 meses, Move_Mind.

Com quase 2 milhões de visualizações em 6 meses, este criador já é um verdadeiro gigante que conseguiu furar numa plataforma diferente da habitualmente utilizada pelos consumidores portugueses. Já bateu o seu próprio número de horas visualizadas no último report de 2024, apontando a um possível recorde de horas vistas para um streamer português caso a tendência se mantenha.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB