Não foi feliz a estreia de Portugal no Europeu – a seleção nacional foi derrotada pelos Países Baixos por 2-1 na partida inaugural.
Top 3 do IESF Female World Esports Championship do ano passado, a equipa da FPDE apresentou-se em Pristina com um lineup bastante idêntico ao de Riade, repetindo a fórmula que resultou na qualificação.
Com Zana, Aida, CatyJones, yuN e Lara a formarem o quinteto orientado por HS, a seleção nacional até entrou melhor na série contra as jogadoras neerlandesas, prevalecendo no mapa adversário pela margem mínima.
🔥 Primeiras emoções ao conseguirmos a primeira vitória por ✅16-14 🆚 🇳🇱 @esportbond !
Começamos com o pé direito 🎗️
🇵🇹 @aida__cs 🇵🇹 @yuncsgo 🇵🇹 @zanaCS2 🇵🇹 @CatyJones_CS 🇵🇹 @laracostacs
🇵🇹 @brunohs_9 @iesf_official#CGSPORTS@ViagensCosmos@FESKEsports@esportsineurope… pic.twitter.com/7SkzUMcfXE— Federação Portuguesa de Esports (@fpdeoficial) July 9, 2025
Num jogo sofrido, Portugal garantiu o Anubis com recurso a Overtime (16-14) mas não foi capaz de repetir esse sucesso no Dust2 e Inferno, mapas nos quais Qiyarah e Nayomy brilharam para oferecerem a reviravolta aos Países Baixos.
Em grande plano individual, as jogadoras mencionadas destacaram-se no duplo 13-7 que ditou a derrota portuguesa por 2-1, obrigando a seleção nacional a vencer as duas partidas desta quinta-feira se quiser seguir em frente.
Pelas 09:00, Portugal irá enfrentar a Eslováquia e, em caso de vitória, irá regressar ao servidor por volta das 12:30 para reencontrar os Países Baixos ou medir forças com a Alemanha, BO3 que vale a passagem às meias-finais.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.