A ESL apertou as regras para os torneios online e os atletas vão ser obrigados a ligar as câmaras bem antes de começarem a jogar.
Em publicação no site oficial, a organizadora apresentou um conjunto de novas medidas que prometem trazer mais transparência para os torneios online e acabar com os ‘aproveitamentos regionais’.
Os atletas vão passar a poder ser obrigados a mostrar não só o teclado, monitor e rato, como todo o setup e área onde estão a jogar – com cada caso específico a ser analisado caso a caso.
We have implemented several updates to our rulebook in preparation for the second half of 2025.
Some key changes include: revisions to regional eligibility, seeding & invitation policies, introduction of new integrity measures for online competitions, and more. pic.twitter.com/XQ4C5lvDIp
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) July 4, 2025
Este aperto nas medidas surge na sequência de uma queixa da ENCE durante o YGames Pro Series, onde levantou fortes suspeitas relativamente à equipa adversária.
Fim dos ‘aproveitamentos regionais’
A medida relativa às câmaras foi uma das várias atualizações levadas a cabo por parte da organizadora. No que toca à elegibilidade das regiões, a ESL acabou com o ‘aproveitamento’ que algumas equipas faziam de poder escolher a sua região – devido à composição do lineup.
Agora, uma equipa que tenha o mesmo número de atletas americanos e europeus será automaticamente alocada à região mais forte – aquela com maior representação no Major.
O seeding e convites para torneios da organizadora também seguirão novas regras, com a principal novidade a ser a escolha da data do VRS para cada torneio em vez do último possível aquando do seeding.
Todas estas novidades podem ser consultadas aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.