Fotografia por: ESL España

O nome de Portugal mistura-se com os quase sete anos de história da ESL Masters España, competição que consagrou ao longo de 13 edições as melhores equipas ibéricas. Se SAW foi a mais presente em finais, Riders foi a mais vitoriosa.

Em 13 edições da maior competição ibérica da ESL, Portugal esteve representado por 11 vezes em finais da prova – 12 se contarmos com a presença e vitória de Luís “ZELIN” Lousada na terceira edição ao serviço da KPI.

O ex-atleta que se despediu dos servidores em 2021 após uma carreira de sucesso  – onde passou por alguns dos maiores emblemas ibéricos e especialmente os maiores nacionais – levantou o troféu em 2018 com a camisola da KPI na Feria Valencia.

Em 2018, na quarta edição da competição, foi a Giants Gaming de “MUTiRiS” e “fox” a conquistar o troféu ibérico, garantindo não só o prémio monetário como a presença na ESEA S29 – Climber Cup. Durante as duas edições seguintes, OFFSET escreveu o seu nome e ficou para a história da competição como a primeira organização a conseguir o ‘bi’. “stadodo” e “JUST” eram dois dos nomes que representavam a equipa portuguesa na época.

Seguiu-se a hegemonia de Movistar Riders com o ‘tetra’, sempre frente à nacional SAW. A equipa portuguesa mais presente em finais ao longo de toda a história da competição apenas conseguiu levantar o troféu por duas ocasiões, as últimas.

Depois de quatro anos de Movistar Riders no topo do CS Ibérico, o melhor lineup da história da For The Win conseguiu com a sua ‘juventude irreverente’ bater-se de frente contra a SAW e prolongar a seca da equipa de “MUTiRiS” e “rmn“.

Antes do adeus anunciado nos últimos dias pela ESL, a SAW garantiu no final de 2022 e na primeira temporada de 2023 conquistar as duas últimas edições da ESL Masters España. Primeiro frente à brasileira Case e depois a ‘vingança’ frente à fénix.

Contas feitas, a história da prova resume-se à grande hegemonia de Movistar Riders entre a 7.ª e a 10.ª edição e as sete presenças recorde de SAW no duelo derradeiro. A equipa espanhola terminou como a que mais títulos conquistou ao longo dos quase sete anos de competição e SAW como a que mais vezes jogou a Grande Final.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB