A Valve confirmou oficialmente que o anúncio dos preços e das datas de lançamento específicas para a Steam Machine e para o headset Steam Frame foi adiado.
Desde o anúncio deste novo segmento de hardware da marca que nos trouxe a Steam e o Steam Deck, pouco se soube oficialmente sobre a Machine, o Frame e o novo Controller. Agora sabemos que a revelação de mais informações foi adiada.
A decisão deve-se ao aumento vertiginoso no custo de componentes essenciais, como memórias DRAM e armazenamento, exacerbado pela procura global massiva vinda do setor da Inteligência Artificial. Apesar de manter o objetivo de lançar o novo hardware na primeira metade de 2026, a Valve admite que a volatilidade do mercado impossibilita a fixação de um preço final neste momento. O culpado? A escassez global de memórias.
O custo da DRAM subiu mais de 170% num ano, devido a acordos massivos entre fabricantes e empresas de IA (como a OpenAI).
A empresa garantiu que, embora o anúncio de preço tenha sido travado, o desenvolvimento técnico continua. A Steam Machine promete ser a ponte definitiva entre o PC e a televisão da sala, utilizando tecnologias como o FSR para atingir 4K a 60fps na maioria dos títulos, segundo um novo FAQ no Blog da Valve.
Algumas estimativas e uma publicação de artigo em alguns sites especializados na Chéquia apontam que a Steam Machine poderá custar a partir de 800€ para a versão base de 512 Gb, subindo até mais de 900€ para a versão de 2 TB.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.